Prémios VinDuero-VinDouro dão a conhecer os melhores vinhos da Península Ibérica

O vinho Almares Branco 2017 do produtor Caves da Cerca mereceu a distinção máxima com 99 pontos outorgada pelos Prémios VinDuero-VinDouro: o Grande Arribe Ouro.

Produzido com uvas brancas da variedade Alvarinho cultivadas na região de Amarante, o Almares é um vinho “com sabor exuberante e complexo, com aromas predominantes a frutas tropicais e com algumas notas florais”, refere o júri que elegeu este vinho por unanimidade.

Já a edição dos prémios no Feminino, o grande vencedor foi o vinho generoso Justino’s Madeira Colheita 1998. Trata-se de um vinho produzido na DOC Madeira pelo produtor Justino’s Madeira Wines.

Pode dizer-se, inclusive, que as provadoras “se renderam a um vinho quase perfeito”. Prova disso foram os 99,73 pontos que lhe foram atribuídos, em 100 possíveis.

Obtido com uvas da casta Tinta Negra, este vinho, segundo a apreciação das mulheres que compõem o Comité de Prova, é “rico em boca com notas de bolo de frutas secas, laranja cristalizada e caramelos de frutas”, possuindo “uma atrativa e brilhante cor âmbar escuro médio e os seus aromas são elegantes, agradáveis e complexos com notas de melaço, creme brulée e noz”.

Depois de 17 edições, cinco das quais em Feminino, os Prémios VinDuero-VinDouro ultrapassaram já a fase da consolidação, conquistando, por direito próprio, um lugar entre os grandes certames internacionais, sendo já, pelo seu rigor e qualidade comprovada, uma referência no que aos melhores vinhos da Península Ibérica diz respeito.

Apesar das dificuldades originadas pela pandemia, os “prémios mantiveram as suas taxas de inscrição em relação ao ano 2020”, afirma a organização.

No total, o júri composto por mais de 80 provadores e provadoras de reconhecido prestígio internacional, avaliaram mais de 900 vinhos, distribuídos em onze categorias: espumantes e cavas, vinhos brancos sem envelhecimento, vinhos brancos com envelhecimento, vinhos rosés, vinhos tintos sem envelhecimento, vinhos tintos com envelhecimento até 6 meses, vinhos tintos com envelhecimento entre 6 e 14 meses, vinhos tintos com envelhecimento superior a 14 meses, vinhos generosos, vinhos de autor e vermutes.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.