PUB.

Moncorvo celebra o passado no regressar de mais uma edição da Feira Medieval

De 21 a 23 de abril, Torre de Moncorvo transportar-se-á, a si e ao povo, uma vez mais, à época dos reis e rainhas, damas e cavaleiros, aos tempos da nobreza e da realeza, onde os bobos da corte faziam as delícias de todos em portentosos castelos. Em mais uma edição da Feira Medieval, subordinada, desta feita, ao tema “Contendas em Terras de Mem Corvo no tempo D' El Rei D. Dinis”, a organização promete “recordar e recriar, no reinado de D. Dinis (1279 a 1325), as várias disputas entre Torre de Moncorvo e os concelhos vizinhos, por razões dos limites entre Torre de Mem Corvo, Moz e Vilarinho da Castanheira e pela posse da Barca do Douro, com Vila Nova de Foz Côa”.

Durante três dias, todos os caminhos conduzirão a esta vila transmontana banhada pelos rios Douro e Sabor, onde se reunirão dezenas de artesãos, mercadores, místicos e atores que encarnarão algumas das principais personagens da época, personificando o ambiente e a cultura vividas no virar do século XII para o século XIII, numa altura em que “O Lavrador”, filho mais velho do rei Afonso III de Portugal e da sua segunda esposa Beatriz de Castela, era a figura de proa do reino.

Apesar do cognome, D. Dinis foi um ávido amante das artes e das letras, tendo sido um famoso trovador e contribuindo, ele próprio, para o desenvolvimento da poesia trovadoresca na Península Ibérica. Aliás, pensa-se ter sido o primeiro monarca português verdadeiramente alfabetizado, assinando sempre com o seu nome completo.

Mon

Torre de Moncorvo celebrará o passado e o presente, na expetativa de agitar o quotidiano da vila com um turbilhão de momentos culturais e artísticos “de excelência”, garante a autarquia presidida por Nuno Gonçalves, asseverando que dará o devido destaque à gastronomia e aos produtos locais, à venda nas várias tabernas e tendas erigidas para o efeito.

A Vila de Torre de Moncorvo irá respirar a Época Medieval, reatando, assim, um diálogo vivo com as memórias que nos chegam do ambiente vivido no espaço rural do séc. XIII”, sublinha o município, a menos de mês daquele que é um dos principais eventos anuais promovidos pelo executivo.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.