O Festival do Vinho do Douro Superior decorrerá entre 26 e 28 de maio, em Foz Côa, assinalando 10 anos de existência com um programa diversificado, no qual os vinhos desta sub-região estarão em destaque.
“O Festival do Vinho do Douro Superior vai na sua 10.ª edição e pretendemos manter a qualidade que o certame alcançou a nível nacional, e contamos com casa cheia, ou seja, cerca de uma centena de expositores, onde 90% são ligados ao setor dos vinhos e 10% aos produtos da terra”, explicou o vice-presidente da Câmara, Pedro Duarte.
A sub-região vinícola do Douro Superior faz parte da Região Demarcada do Douro (RDD), em conjunto com as sub-regiões do Baixo Corgo e Cima Corgo.
“Este festival é mais do que uma iniciativa ligada ao vinho. Este certame é a afirmação do Douro Superior. Apesar de se realizar em Foz Côa, não é só do concelho, é a afirmação de uma região de excelência para a produção de néctares de qualidade superior”, acrescentou o autarca.
A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas o certame rapidamente passou a fazer parte do calendário dos eventos vínicos do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior.
Nesta 10ª edição, o Festival de Vinhos do Douro Superior conta com a presença de produtores que olham para o certame como "a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado dos [vinhos do] Porto, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense”.
O Festival do Vinho apresenta também uma mostra de produtos alimentares típicos da região do Douro Superior, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Miranda do Douro.
Vila Nova de Foz Côa é um dos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM-Douro) que, este ano, celebra a Cidade Europeia do Vinho, o que, para os promotores do Festival do Vinho do Douro Superior, é uma mais-valia dada a projeção “desta marca”.
“Este ano, o Festival tem um significado maior pelo facto do Douro ser a Capital Europeia do Vinho, o que dá escala ao evento”, vincou Pedro Duarte.
O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas, colóquios ligados a vinha e ao vinho, entre outras atividades ligadas a viticultura.
A organização do festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, com a produção da "Grandes Escolhas".
O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.
Além do espaço expositivo, que acontece no pavilhão da Expocôa, o programa integra o Concurso de Vinhos do Douro Superior, durante o qual “um júri diversificado, composto por jornalistas, 'bloggers' especializados, profissionais da restauração, garrafeiras e distribuição, vai “avaliar algumas centenas de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos generosos".
A animação musical ficará a cargo de Mariza Liz, a 26 maio, e Rui Veloso, a 27 de maio.