PUB.

Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

CONCELHO DE TORRE DE MONCORVO EM DESTAQUE

 

Situada a sul do distrito de Bragança e na confluência dos rios Sabor e Douro, a vila medieval de Torre de Moncorvo é um local hospitaleiro, de tradições e culturas ancestrais. O concelho tem 8572 habitantes distribuídos por 13 freguesias, numa área de cerca de 554 km2.

Somos o maior produtor de amêndoa de Trás-os-Montes, reconhecidamente produzimos do melhor azeite da região e pertencemos a uma região vitivinícola das mais premiadas nos últimos anos que é o Douro Superior.

Inevitavelmente e como em todos os concelhos do interior do país, e sendo nós um território de baixa densidade, um dos principais problemas com que nos deparamos é a fixação da população jovem. Para isso criamos um Gabinete de Apoio ao Investidor, bem como uma parceria com o Gabinete de Apoio ao Empreendedor do CLDS Moncorvo 3G, estas estruturas permitem esclarecer e encaminhar os jovens para oportunidades de emprego ou para a criação do próprio posto de trabalho.

Realço a importância da concretização do projeto mineiro de Torre de Moncorvo. No concelho está situada a maior jazida de ferro da Europa que esperamos ver reaberta a curto prazo e que venha a colmatar esta questão do emprego jovem e da fixação da população.

Importa ainda referir que o Município de Torre de Moncorvo é um dos 20 municípios com melhor resultado operacional em 2017, encontrando-se na 14ª posição, segundo os dados divulgados pelo anuário financeiro dos Municípios Portugueses.

De salientar ainda que é o único município do distrito de Bragança a merecer destaque nos 20 municípios com melhor resultado operacional.

No que diz respeito ao maior volume de pagamento de amortizações de empréstimos em 2017, o Município de Torre de Moncorvo está entre os 35 municípios que mais amortizaram os empréstimos, encontrando-se na 17ª posição com uma redução de 8 260 000,00€, sendo que em 2016 as amortizações foram de 2 224 000,00€.

De destacar também que Torre de Moncorvo é o 8º município que menor peso apresenta dos pagamentos da despesa com pessoal nas despesas totais, de 24,7% em 2014 passou para 15,9% em 2017.

Não podemos esquecer que esta é uma terra preenchida por um vasto património natural, gastronómico e histórico e que cada um deles fala de um passado que se quer preservar. Realce para a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, as ruinas do castelo e a Igreja da Adeganha.

Torre de Moncorvo oferece uma série de experiências culturais únicas que passam pelas visitas à Casa da Roda, ao Museu da Fotografia do Douro Superior, ao Museu de Arte Sacra, à Oficina Vinária, ao Lagar da Cera de Felgueiras e ao Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.

O concelho possui ainda um vasto património material e imaterial ligado ao Judaísmo, do qual destacamos algumas marcas de simbologia religiosa que se encontram em algumas aldeias do concelho e a antiga sinagoga, para a qual temos já aprovado e adjudicado um projeto para criação do futuro Centro de Estudos Judaicos de Torre de Moncorvo.

Destaque para as belíssimas paisagens que podem ser apreciadas na ecopista do Sabor, sobre os Lagos do Sabor e também na Foz do Sabor, onde está situada a única aldeia piscatória de Trás-os-Montes.

A nível gastronómico um dos ex-libris é a amêndoa coberta, verificando-se o interesse na manufatura deste produto tradicional passado de geração em geração. Como pratos representativos temos o borrego da churra da terra quente e as migas e os peixes do rio.

 

Dedicatória à Kapital do NordestE

É com muita satisfação que nesta nova era digital em que as organizações têm de se reinventar e que os negócios têm de ser mais inovadores, que recebemos a notícia de criação do Jornal Kapital do NordestE. Esperamos que seja um veículo de promoção do território e de informação para as nossas populações. Desejamos à Kapital do NordestE votos de muito sucesso.

 

 

Torre de Moncorvo, 9 de Julho de 2019

 

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

Nuno Gonçalves

 

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.