No âmbito do policiamento decorrente dos festejos da Final da Taça de Portugal, em que o FC Porto se consagrou campeão, a PSP presenciou o lançamento de uma tocha luminosa para o cruzamento formado pela Rua Amália Rodrigues e a Avenida Dinastia de Bragança, extinguindo-se pouco depois sem causar danos pessoais ou patrimoniais.
No mesmo local, por volta da uma da manhã, os agentes testemunharam, ainda, que um outro cidadão circulava no seu ciclomotor com uma tocha a lançar grandes quantidades de fumo.
Ao serem abordados, a PSP verificou que os dois intervenientes tinham em sua posse dez petardos “Stroboskop 905 – categoria F-2, três Smoke Fountan Blue (potes de fumo azul) Categoria T-1, um “Ultrasshop” Categoria P-1 e um petardo “Dum Bum Petardos”, sem rotulagem.
“O material pirotécnico foi apreendido, sujeito a identificação através de peritagem e elaborados dois autos de contraordenação, cuja instrução se encontra em curso no Núcleo de Explosivos deste Comando Distrital”, refere a polícia, em comunicado, que aproveita para agradecer “aos diversos cidadãos que, de imediato, alertaram a PSP e permitiram a rápida interceção dos suspeitos".
Ainda de acordo com esta força de segurança. os artefactos pirotécnicos são de fabrico polaco, tendo os suspeitos admitido que os mesmos “foram adquiridos através de um site, via internet, com o propósito de os utilizarem nos festejos da Final Taça de Portugal”.