No final da passada semana, a 4 de novembro, o Posto Territorial de Freixo de Espada à Cinta apreendeu cerca de dois mil artigos pirotécnicos naquela localidade.
“No âmbito de uma ação de fiscalização a estabelecimentos comerciais, os militares da Guarda verificaram a venda ao público de diversos artigos pirotécnicos que não cumpriam as normas de comercialização estabelecidas na União Europeia”, revela o Comando Territorial de Bragança, garantindo, ainda, que a sua “utilização coloca em risco a segurança dos seus utilizadores”.
A ação dos militares culminou com a apreensão de 1950 artigos pirotécnicos, conhecidos por “bombinhas de carnaval” que, segundo a GNR, se “destinavam à venda ao público em geral”.
No seguimento da operação de fiscalização, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação.
A Guarda Nacional Republicana aproveita para relembrar que "este tipo de artigos não são meros brinquedos, mas sim explosivos com a capacidade de provocar acidentes muito graves, sobretudo, em crianças e jovens", para além de que o "uso e/ou venda indevida de produtos pirotécnicos são sancionados através de coima".