A instrumentista galardoada Marta Pereira da Costa atuará já amanhã, 22 de outubro, na Igreja Matriz de Sambade, em Alfândega da Fé, naquele que será o penúltimo espetáculo do “Património a Norte”.
Para quem não a conhece, Marta Pereira da Costa é, atualmente e em todo o mundo, a primeira e única mulher a tocar, profissionalmente, Guitarra Portuguesa no Fado, tendo sido, em 2014, distinguida pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Instrumentista”.
“Historicamente, a Guitarra Portuguesa sempre esteve associada ao homem como músico, e cingida maioritariamente ao Fado como linguagem. Marta Pereira da Costa vem romper com essa tradição e apresentar uma nova Guitarra Portuguesa como “voz” do seu projeto”, pode ler-se no site oficial da artista que, em quinteto, trio, duo ou a solo, promete levar o público “numa viagem pelas sonoridades mais tradicionais como o fado e a música tradicional portuguesa, e que por vezes segue outros caminhos como o chorinho brasileiro, morna cabo-verdiana ou mesmo a world music”.
Para além do concerto, haverá uma componente gastronómica coordenada pelo Chef Renato Cunha e protagonizada pelo Chef António Vieira, que providenciará aos presentes um sentido de partilha, através de produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região e que, confecionados com técnicas ancestrais, pretendem dar a conhecer o património gastronómico do concelho.
Organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN, o programa “Património a Norte” tem como premissa a valorização de espaços patrimoniais dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, e Felgueiras. “Trata-se de um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constam concertos, visitas e ações de gastronomia com vista à aproximação da população residente e à captação de novos públicos turístico-culturais”, revelam os responsáveis.
Programa na Igreja de Sambade – Alfândega da Fé (22 outubro)
16h30 – Visita Educativa
17h00 – Património em Prova, Partilha e Degustação com António Vieira
18h30 – Concerto de Marta Pereira da Costa
SOBRE A IGREJA MATRIZ DE SAMBADE
Construída no lugar de um templo anterior, a Igreja Matriz de Sambade foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção, padroeira da freguesia, de quem há uma imagem, em mármore, inscrita no nicho da fachada posterior do templo. Exemplo de arquitetura barroca e neoclássica, a igreja de Sambade desenvolve-se em planta longitudinal, com capela-mor mais baixa e mais estreita que a nave, uma torre sineira no plano da fachada, a sacristia do lado Norte e, do lado oposto, um anexo denominado Casa das Almas. A fachada principal, bastante recortada, é rematada por um frontão interrompido de aletas, com cruz ao centro. O portal apresenta uma configuração semelhante à da fachada, com frontão semicircular, interrompido pela janela, de linhas curvas, que se projeta a partir do centro do frontão. No interior, destaca-se a talha rococó dos altares e ainda o retábulo-mor.