É já no próximo dia 21 de outubro, às 15h30, que a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, inaugura a exposição “Leituras Visuais” de Rui Duarte.
Nesta mostra artística, são exploradas as temáticas do corpo humano, bem como a sua capacidade de comunicar através de imagens, para além da natureza e da construção urbana, focando-se, esta última, nas realidades sociais das construções como os bairros sociais e os edifícios em ruínas.
Trata-se de uma exposição com entrada livre, onde serão exibidas 22 pinturas, patentes na Galeria Manuel Cunha até ao último dia do ano, 31 de dezembro, que procura representar “reflexões e experiências desenvolvidas a nível figurativo, cromático e conceptual e cujo resultado se configura na diversidade de figuras, paisagens e construções, na sua maioria com um impacto visual marcado sobretudo pela diversidade de cores, que se apresentam, nalguns casos, de forma harmoniosa, noutros, de forma contrastante”, pode ler-se na nota de imprensa enviada à comunicação social.
Sobre o artista Rui Duarte:
Rui Duarte nasceu na região de Auvérnia, na cidade francesa de Clermont-Ferrand, mas ainda na sua infância veio viver para Portugal, em Amarante. Depois de concluído o Ensino Secundário rumou para Castelo Branco, para aí fazer a sua licenciatura na Escola Superior de Educação. Seguiram-se o mestrado e doutoramento na Universidade do Minho.
Atualmente vive em Vila Pouca de Aguiar, onde tem o seu ateliê.
Lecionou em várias escolas do ensino básico e secundário, e ainda na Universidade do Minho e na Escola Superior de Educação de Fafe, onde foi docente de disciplinas de metodologia e didática da educação artística, bem como de oficinas de expressão plástica, tendo ainda orientado vários trabalhos de investigação.
Já frequentou inúmeros seminários e cursos de formação no domínio da estética e das artes plásticas, promovidos por diversas entidades formadoras, com destaque para a Fundação de Serralves e o Centro de Formação de Professores Almada Negreiros. Participou ainda como orador em vários encontros temáticos no domínio da educação e do ensino artístico, tendo inclusive trabalhos e artigos publicados sobre tais domínios. É colaborador do jornal “Notícias de Aguiar”.
Presentemente é professor de Educação Visual no Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães, em Chaves.