A 24 de dezembro, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Torre de Moncorvo deteve um homem de 51 anos por caça com meios não permitidos no concelho de Alfândega da Fé.
“No âmbito de uma operação de fiscalização ao exercício do ato venatório, os elementos do NPA detetaram um homem a praticar o ato venatório através de um chamariz, considerado um método proibido, motivo que o levou à sua detenção em flagrante”, revela o Comando Territorial de Bragança que, no decurso das diligências, aprendeu uma espingarda de caça, 83 munições de calibre 12 e um chamariz.
O detido foi constituído arguido e presente ao Tribunal Judicial de Mogadouro, onde lhe foi decretada pena suspensa de quatro meses e o pagamento de uma injunção de 350 euros ao Estado.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), sublinha que “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais” e para denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas qualquer cidadão deverá utilizar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência.