O “LOMBADA - Festival de Música e Tradição” regressa à aldeia de Palácios, entre os dias 26 e 28 de julho.
Conhecido por recordar os trajes de outrora, a música e as danças tradicionais, as atividades agrícolas, o espírito de convívio e a gastronomia, o Lombada é organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios e conta como é habitual com o apoio do Município de Bragança.
Além do fabrico artesanal do pão e dos workshops em fornos tradicionais, o festival recria a segada e a malha manual, naquele que é sempre um momento muito participado pelas pessoas que procuram reviver este ritual secular.
“É de realçar tudo aquilo que é feito neste festival para reavivar e valorizar a tradição e a cultura da nossa região”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Bragança no dia em que foi apresentado o evento à Comunicação Social. “O Lombada marca a diferença, não só por todas as atividades que constam do programa, mas, também, pela envolvência e pelo trabalho desenvolvido por toda a comunidade”, sublinhou Hernâni Dias, ciente da importância de preservar a tradição.
A música tradicional ibérica será outro dos pontos altos do programa com as atuações de La Bazanca, de Espanha, Convinha Tradicional e Andarilhos, ambos de Portugal. Já no domingo, terá lugar o 21º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que reunirá mais de 50 músicos de toda a região.
De salientar que esta edição do festival conta, ainda, no âmbito do Ciclo de Colheita dos Cereais, com uma componente de valorização dos Cuscos, através da realização de workshops sobre a sua confeção, utilizando a farinha de trigo e as masseiras do pão.