Segunda edição do Festival de Cinema Acessível para cegos e surdos recorre ao Youtube em tempos de pandemia

A academia de Bragança decidiu avançar com uma segunda edição do Festival de Cinema Acessível que disponibiliza filmes para cegos e surdos, desta vez exclusivamente online, no canal do Youtube do Instituto Politécnico.

A promotora da iniciativa é a Comissão de Curso do Mestrado de Tradução da Escola Superior de Educação do Instituto Público de Bragança (IPB) e fez saber que, na sexta-feira e no sábado, irá exibir novamente filmes com audiodescrição para cegos e legendagem para surdos e ensurdecidos.

A primeira iniciativa do género em Bragança decorreu em maio de 2019, naquela escola, com o propósito de “sensibilizar para a criação de recursos que promovam a acessibilidade de todos a espaços e atividades culturais como o cinema, o teatro ou museus”.

Em 2020, e por força das circunstâncias relacionadas com a pandemia covid-19, a organização “optou apenas pela transmissão online da sessão de abertura e dos filmes previstos”, como divulgou em comunicado.

Ainda assim, introduziu “como novidade uma Competição Nacional de Cinema Acessível, que convida as várias instituições de ensino superior com formação em tradução e particularmente tradução audiovisual a mostrar o trabalho que anda a ser realizado pelos seus alunos”.

Na primeira edição do Festival de Cinema Acessível, para além do cinema, os participantes conheceram alguns equipamentos culturais da cidade de Bragança com visitas adaptadas.

A organização festival cabe ao mestrado de Tradução da Escola Superior de Educação do IPB, em parceria com o Cine-Clube de Avanca, conhecido pelo festival de cinema e pela mais recente Conferência Internacional de Cinema – Arte, Tecnologia,Comunicação.

 

LINK PARA ASSISTIR AO FCA:

https://www.youtube.com/channel/UCkByRtBPcArMkQkJAZ9MyQQ

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.