O Festival D’ONOR foi nomeado em onze categorias nos “Iberian Festival Awards 2025”, na passada quinta-feira, dia 12 de dezembro.
Contudo, os finalistas só serão anunciados a 29 de janeiro, enquanto que os vencedores serão conhecidos, somente, na gala de entrega de prémios, que terá lugar em Almancil, no Algarve, a 15 de março.
Os prémios que, anualmente, reconhecem e premeiam a excelência na indústria dos festivais em Portugal e Espanha, distinguem, assim, um evento cultural transmontano transfronteiriço que tem vindo a conquistar, desde 2017 e meritoriamente, diga-se, o seu próprio espaço.
Entre Rio de Onor, Bragança, Portugal, e Riohonor de Castilla, Zamora, Espanha, o Festival D'ONOR é “palco de fronteira, assumindo-se como o cartaz da identidade de um povo transfronteiriço, em forma de Festival”, revela a organização, a cargo da Associação Montes de Festa, cujo diretor é David Vaz, que sublinha o facto deste ser “o segundo ano em que se encontra nomeado para estes prémios, tendo recolhido 6 nomeações na edição anterior”.
As nomeações são referentes às categorias “Best Small Festival”, “Best Live Performance – Band Format [PT/ES] - Concerto colaborativo: Músicas da Raya, Sebastião Antunes e José Manuel Tejedor”, “Best Electronic Act – Dj Format [PT/ES] – Stereossauro”, “Best Festival Photo”, “Best Video Coverage”, “Best Touristic Promotion”, “Best Cultural Programme”, “Best Communication & Marketing Strategy”, “Best Hosting & Reception”, “Contribution to Sustainability” e “Best Venue”.
De referir, ainda, que das 11 categorias, cinco serão votadas pelo público, sendo que as restantes seis serão decididas por um júri.