Drogaria Gomes: As pessoas em primeiro lugar

A Drogaria Gomes foi fundada há mais de 30 anos por Carlos Gomes que, na altura, trabalhava na EPAC, juntamente com a sua esposa.

Apesar de ambos terem sido despedidos, corajosamente, não baixaram os braços e foi, então, que tiveram uma ideia inovadora, que lhes permitiu continuarem a pagar as suas contas.

Com o dinheiro da indeminização, decidiram abrir uma pequena loja de produtos agrícolas, contando com o apoio de um sócio e, sobretudo, com a colaboração dos agricultores da região de Bragança. “Sem o agricultor, a população não vive, não se alimenta”, acredita Carlos Gomes, que aproveita para agradecer aos seus clientes terem tornado o seu sonho possível.

Anos mais tarde, após estarem estabelecidos no mercado brigantino, optaram, então, por apostar em novos horizontes e desafios. “E porque não expandir? Vender mais, alcançar mais regiões portuguesas, valorizar o que é nosso?“, questiona o fundador da empresa. E foi com essa premissa que há, sensivelmente, dez anos, a Drogaria Gomes tem crescido, fazendo cada vez mais entregas e vendas em loja, constituindo-se como um excelente exemplo de superação em tempos de pandemia.

Por todos estes motivos, a Drogaria Gomes é, sem dúvida, uma empresa de retalho de sucesso na cidade de Bragança e fora dela, prestando um serviço muito significavo a agricultores e criadores da região, bem como à comunidade em geral.

 

g

 

Compre local: por Si, pela sua Família e pela sua Região

 

Muito mais do que uma empresa que, apenas, visa o lucro, na Drogaria Gomes encontra, para além de uma enorme variedade de produtos, um atendimento personalizado à sua medida, onde a competência e o profissionalismo dos seus empregados são garantidos.

Quanto aos produtos e dependendo da época, a lista é interminável, sendo certo que, em qualquer circunstância, Carlos Gomes procurará, sempre, dar ênfase aos produtos da região, podendo encontrar de tudo um pouco, desde variadíssimos utensílios agrícolas, cereais, fitofármacos, ferragens, equipamentos de proteção e poda, rações para animais, comedouros, adubos, sementes, farinhas e farelos, material de vedação, material de jardinagem e rega, árvores de frutos e os mais diversos produtos agrícolas, desde cebolas, batatas, tomates, couve lombarda, couve galega, beterraba, alface, pimentos, curgete, alho francês, cebolo, beringela, hortaliças para semear, em couvetes e em molhos.

Outro destaque da Drogaria Gomes é a venda de animais vivos no número 180 da Avenida João da Cruz, um segundo espaço aberto depois do sucesso do primeiro no Bairro da Coxa, nos Silos. Apesar da possibilidade de entrega ao domicílio, à quinta-feira, a empresa com sede na Capital de Distrito transforma-se num verdadeiro corropio com dezenas de clientes a comprarem milhares de “pitos”. Há poedeiras de todos os tipos, galos diversos, frango do campo, pintadas, codornizes, perus, patos, pintos, gansos e outros tantos...

De salientar, ainda, as inúmeras campanhas sazonais com descontos muito atrativos como é o caso, agora, do material para a vindima, sendo que as entregas são feitas, também, na restauração. A opção certa de quem sabe e quer o melhor para os seus clientes, os empresários do ramo apostam, assim, numa gastronomia onde se valorizam os ingredientes de qualidade, o que acaba por se refletir, depois, nos pratos que são servidos nos restaurantes e, em última instância, na saúde de todos.

Com a chegada da pandemia, a Drogaria Gomes determinou, para bem da saúde pública, dedicar-se, também, à venda de máscaras de proteção, óculos, desinfetantes à base de álcool, adequados e especializados para a desinfeção das mãos para que “todos tenham cuidado consigo, com o outros e, principalmente, com o meio ambiente”, manifesta o entrevistado, para quem “a saúde é o bem mais precioso”.

 

go

 

“… o que é nacional é melhor do que aquilo que se faz lá fora”

 

De acordo com o futuro sucessor da empresa, Eurico Gomes, o objetivo é expandir, seja para outros mercados, seja para outras regiões, haverá sempre um denominador comum, o cliente, as suas necessidades virão sempre em primeiro porque, até porque, crê, a melhor publicidade é a palavra de um cliente satisfeito.

Quanto ao futuro, incerto por natureza, sobretudo, numa época em que a pandemia assola o país e o mundo com uma crise sem paralelo, para o sobrinho do fundador da Drogaria Gomes uma coisa é inquestionável. Seguir o legado da família não é uma opção, é uma certeza,

E é com essa base sólida como garantia que testemunha, sem sombra de dúvidas que, hoje, “é cada vez mais  importante olharmos para o que é nosso, para o que é português, pois o que é nacional é melhor do que aquilo que se faz lá fora”.

Acreditando que a formação contínua é uma aposta segura, Eurico Gomes serve-se do seu próprio percurso académico como exemplo sobre a relevância de “incorporar ações de formação na empresa”.

 Licenciei-me em Higiene e Segurança no Trabalho, estou apto para o fazer e o nosso público-alvo, agricultores na sua maioria, têm de manusear máquinas e ao invés de irem a centros de emprego ou tirarem as respetivas formações noutros lados, nós podemos fazê-lo porque estou habilitado para isso e o nosso cliente tem que estar apto, ser responsável, só assim poderá evitar acidentes com a maquinaria”, adianta o responsável, para quem é fundamental “instruir, passar valores e responsabilizar as pessoas a terem práticas corretas, desde a produção, ao uso de todas as máquinas, à higiene e segurança no trabalho, seja ele qual for, para que tudo corra da melhor forma possível”.

 

gom

 

Disponibilidade e confiança na base da relação vendedor – cliente

 

Numa altura em que se vive uma crise económica global sem precedentes, é essencial olhar para as empresas que primam pela diferença, que, ao combinarem o respeito pela tradição com a eficiência da modernidade, inspiram mudanças de atitudes e comportamentos. E a Drogaria Gomes é um exemplo disso mesmo, um exemplo de uma relação baseada na disponibilidade e na confiança que se cria entre vendedor e cliente, mas que vai muito para além da venda de um determinado produto. São relações que se estendem no tempo e que permitiram a Carlos Gomes, por mais de três décadas, não só manter um negócio de sucesso como, também, fazê-lo crescer com a abertura de um segundo espaço (Av. João da Cruz N180) já no novo milénio.

Esta é, indubitavelmente, uma empresa que é considerado por muitos, desde clientes, a empregados e fornecedores como uma segunda casa. De tal forma que ocupa, atualmente, a 30ª posição no ranking setorial das melhores empresas de retalho, distinguida não só pela óbvia qualidade dos seus produtos, mas, também, pela forma como lida e pela atenção que presta a cada cliente em particular.

TEXTO: Patrícia Meireles 

GALERIA FOTOGRÁFICA

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.