Covid-19: Organização do Festival Carviçais decide cancelar edição de 2020

Agendado para os dias 23, 24 e 25 de julho, o Festival Carviçais foi cancelado pelas entidades promotoras devido ao Covid-19.

Organizado pela Junta de Freguesia de Carviçais, Clube Académico de Carviçais e Município de Torre de Moncorvo, esta tomada de posição foi assumida após várias reuniões entre os parceiros do evento.

Face à situação de pandemia declarada pela OMS e tendo em conta as recentes medidas adotadas pelo Governo de Portugal, no sentido de combater os efeitos do Covid-19”, a organização deliberou, “em consonância com as normas e os procedimentos sugeridos pela Direção Geral de Saúde, e, acima de tudo por uma questão de saúde pública e envolvimento social”, avançar com o cancelamento da edição de 2020 de um dos festivais mais antigos da região transmontana.

De acordo com a gestão artística do festival, a cargo de Diogo Braz, esta foi uma decisão unânime, mas “nada fácil de tomar”. Contudo, defende, que foi “certamente a mais sensata e mais credível com vista à proteção de todos nós”, consciente “de que vivemos e continuaremos a viver nos tempos mais próximos, uma situação de exceção, na qual a segurança das populações deve ser a máxima prioridade”.

Por envolver artistas de todo o território nacional e festivaleiros oriundos de várias regiões e cidades com uma grande concentração populacional, o jovem transmontano, “tendo em conta que a pandemia ainda se poderá agravar ao longo dos próximos meses”, refere que o festival “não seria uma experiência nada segura para quem nela participasse de ambos os lados do palco, sendo que, nesta fase o mais importante é evitar que o vírus se propague e que não se verifiquem novos casos no concelho”.

Tratando-se de um festival em recinto aberto, vivido no centro da aldeia de Carviçais, em contato com a população, o perigo de propagação do vírus seria redobrado”, afirma Diogo Braz, sublinhando que seria “contraproducente avançar com a realização deste festival que traz a Carviçais muitos milhares de pessoas de diversas partes do país”.

Mas nem tudo são más notícias, já que a organização promete fazer regressar o Festival Carviçais já em 2021, nos dias 22, 23 e 24 de julho, “mais forte do que nunca, com muita música, cultura e confraternização, de acordo com o verdadeiro espírito da aldeia”.

Carviçais

FOTOGRAFIAS E VÍDEO (Karetus / Mundo Segundo & Sam The Kid (2019)

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.