Benjamim Rodrigues afirma que distinção da UNESCO “enche de orgulho” Macedo “e todo o país”

A UNESCO decidiu distinguir as “Festividades de Inverno: Carnaval de Podence” colocando-as na Lista de Representantes do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A decisão, tomada no decurso da 14ª Reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial que decorreu em Bogotá, Colômbia, “enche de orgulho o Município de Macedo de Cavaleiros e todo o país”, assegura o autarca macedense.

É o ponto alto de uma caminhada iniciada em 2014 sob a excelente batuta da Patrícia Cordeiro, que coordenou todo o processo, em conjunto com António Carneiro”, salienta Benjamim Rodrigues, que se encontra em Bogotá a acompanhar a comitiva de Macedo de Cavaleiros. O presidente da Câmara Municipal refere, também, que “o apoio do município a esta candidatura foi total, mas o mérito de todo o trabalho é de quem não deixou morrer uma tradição secular em Podence e de quem compilou todas as informações necessárias para entregar uma candidatura que a própria UNESCO veio a classificar como exemplar”.

No entender de Benjamim Rodrigues, “a inscrição na Lista de Representantes do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO é o início de uma responsabilidade maior que teremos de assumir a partir de agora”, acrescentando que com a “classificação do Entrudo Chocalheiro como Património da Humanidade tudo devemos fazer para preservar e fortalecer uma tradição única no nosso território, mantendo aquela que é a essência das festividades de Inverno”.

O autarca lembra, ainda, que “há vários projetos em mente e a própria Associação dos Caretos de Podence já desafiou o arquiteto Souto Moura para a elaboração de um projeto de arranjo urbanístico da rua onde tudo acontece e do largo da Queima do Entrudo, bem como de um Museu do Careto”.

Recorde-se que em Podence existe já a Casa do Careto, sede da associação responsável pela dinamização do Entrudo Chocalheiro, mas o presidente do Município de Macedo de Cavaleiros acredita que “uma tradição que é património da UNESCO merece algo mais”. O arquiteto vencedor de um Prémio Pritzker já está a analisar a proposta e Benjamim Rodrigues assegura que “o município está disponível para ser parceiro nesta ação e para encontrar uma solução para os terrenos necessários para a implementação da infraestrutura”.

Não deixamos de ter os olhos postos no futuro, que vamos preparar de forma estruturada e com serenidade. Mas o momento agora é de festa e de celebração”, realça Benjamim Rodrigues, que admite alguma ansiedade para regressar a Podence. “A comitiva na qual me integro chega a Portugal este domingo e estamos muito ansiosos por abraçar todos os caretos e, como é natural, iremos preparar uma receção aos Caretos de Podence nos Paços do Concelho no próximo dia 15 de dezembro”, promete.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.