PUB.

Arte e Inteligência Artificial de mãos dadas no Festival de Street Art em Bragança

De 15 a 18 de junho, Bragança e a vila de Izeda, a segunda localidade, em estreia, servirão de tela ao Festival de Street Art – SM`ARTE.

Mais de 50 criações em cinco anos volvidos desde o seu lançamento, em 2017, a autarquia decidiu tentar “uma nova abordagem”, naquele que considera ser “um passo em frente”, já que, “pela primeira vez, vai ser produzida uma obra de arte nacional, em pintura mural, cuja imagem será gerada através de inteligência artificial (IA) e reproduzida pelo “Projeto Ruído””, antecipa a organização, promovendo, assim, aquela que será a sexta edição, numa altura em que a IA domina a atualidade, nem sempre pelos melhores motivos.

Esta iniciativa nasceu do desafioComo Será Bragança no Futuro?”, lançado pelo município a alunos do concelho, tendo sido reunidos inúmeros contributos de jovens estudantes de diferentes anos letivos.   

“A obra conta com a participação da nova geração que, através da partilha de ideias, sonhos e ambições, idealizam Bragança no futuro”, revela o executivo, adiantando que “as respostas mais criativas vão ser interpretadas através de inteligência artificial e as imagens geradas por computador”.

smarte

“Intervenção inédita” na sexta edição do SM`ARTE com a imagem de um mural a ser gerada por IA

 

A realização do festival de arte urbana teve sempre o intuito de promover Bragança, envolver a comunidade, reabilitar espaços e criar uma imagem mais criativa. Este ano não é exceção. Envolvemos a comunidade mais jovem, apelamos à sua criatividade e o resultado final será, também uma inovação que pretende gerar novas dinâmicas turísticas”, afirmou, esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, na apresentação do evento.

Virus, Third Rua, Duarte Saraiva, Lucky Hell e Trip Dtos serão alguns dos criadores de serviço, para além dos alunos da Escola Profissional Prática e Universal e dos artistas do Projeto Ruído (Draw e Contra).

Mas nem só de arte vive o festival e, a par das “intervenções artísticas”, o SM’ARTE 2023 contará, no fim de semana de 17 e 18 de junho, entre as 10 e as 19 horas, com o “Mercado de Rua” no Jardim Dr. António José de Almeida. Na sua terceira edição, este é um espaço onde é promovida a venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente, artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD ́s e CD’s.

Por último, mas não menos importante, já esta sexta-feira, 16 de junho, dia em que tem início o Festival de Street Art, das 18 às 20 e das 21h30 às 22h30, e sábado, dia 17, das 10 às 12, das 17 às 19 e das 21 às 22 horas, todos os interessados poderão apreciar o talento de diversas estátuas-vivas no centro histórico da cidade.

sma

APRESENTAÇÃO DO SM`ARTE 2023

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.