Na feira internacional de Berlim dedicada ao turismo (ITB), considerada uma das principais do setor, Christoph Strieder apresentou uma rota de barco e de comboio, ao longo do rio Douro, entre a capital de Zamora e o Pocinho.
O vereador do Turismo da Câmara Municipal de Zamora realizou mais de vinte reuniões e encontros com operadores turísticos interessados em Zamora como destino turístico sustentável no âmbito da ITB Berlim, que está a celebrar o seu 50º aniversário e volta a ser, em 2024, uma plataforma para a promoção da justiça social e ecológica no turismo, vendo no caminho de ferro a solução perfeita enquanto meio de transporte amigo do ambiente.
Neste pacote, a cidade espanhola conseguiu um espaço importante com um percurso ao longo do rio Douro, que inclui viagens de barco e de comboio entre Zamora e o Pocinho, onde os visitantes teriam de usufruir, no mínimo, de duas noites.
“O que mais chama a atenção é que esta empresa organiza, também, viagens a partir da Alemanha utilizando, exclusivamente, linhas de comboio convencionais, para além do comboio de alta velocidade”, salienta Strieder, assinalando o facto da província espanhola disponibilizar a linha Valladolid - Puebla de Sanabria.
Contudo, esta não foi a única novidade de um evento internacional que decorreu de 5 a 7 de março e onde, pela primeira vez, teve lugar o ITB Sustainability Lounge by Mascontour, um fórum onde se propõem e debatem novos conceitos e soluções inovadoras.
Entre as últimas tendências está o turismo no feminino, outro segmento de negócio no qual Zamora destaca "a sua senhora Doña Urraca”, promove o vereador de Turismo.
A Convenção ITB Berlim, cujos prémios pioneiros procuram reforçar o diálogo em torno de uma indústria mais sustentável, denota, ainda, um crescente interesse pelas viagens em autocaravana e no próprio campismo. “Tem a ver com as experiências da pandemia”, sublinha Strieder.
O vereador do turismo manteve, também, reuniões com empresas especializadas em determinados tipos de turismo que considera enquadrarem-se nesta região espanhola como as viagens em grupos mais pequenos com um número máximo de 15 pessoas, o que facilita “a criação de um grupo que partilha interesses”, evidencia Christoph Strieder, para quem esta é uma preferência com a qual Zamora pode recuperar o turismo mais clássico, interessado em conhecer o património histórico da cidade e da região.
Em 2023, Zamora recebeu mais 15,7% de visitantes do que em 2022
De facto, a crescente procura do turismo no interior, para além do sol e da praia, para desfrutar da arte e da gastronomia, está refletida no último relatório elaborado pela Civitatis, a plataforma líder na venda de atividades turísticas em espanhol a nível mundial. De acordo com a empresa, no ano passado, Zamora recebeu mais 15,7% de visitantes do que em 2022, com o pico mais alto em agosto.
Além disso, a empresa líder na venda de visitas guiadas e excursões em espanhol em todo o mundo observou um aumento no interesse dos turistas por este destino.
Assim, o número de utilizadores que acederam à secção Zamora do site Civitatis foi 25,2% superior em 2023 do que no ano anterior.
De acordo com este relatório, não só os números relativos a Zamora aumentaram como, também, a satisfação daqueles que a visitaram, já que 90% das classificações recebidas em torno do turismo na província de Zamora ultrapassaram as quatro estrelas em cinco possíveis. Por último, o grupo populacional que mais visitou Zamora foi o dos casais (45,9%), seguido dos amigos (21,9%).
TEXTO: Udo Gonçalves