A Câmara Municipal de Vinhais tem vindo a adotar uma estratégia que visa proteger o ambiente. De tal forma que, em colaboração com a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, colocou uma série de novos ecopontos em 26 localidades do concelho.
“Pretende-se assim”, de acordo com a autarquia vinhaense, “que cada vez mais localidades e, consequentemente, mais pessoas, tenham acesso aos meios de reciclagem e que, desta forma, contribuam para a preservação do meio ambiente”.
Num comunicado enviado à redação, o executivo garante que “a separação dos lixos é um dos pequenos passos que todos podemos dar para melhorar o ambiente e, neste caso, tornar a nossa terra mais limpa, mais preservada, mais saudável e mais bonita.”
Já quanto ao investimento em tecnologia LED, o município de Vinhais irá lançar um concurso no valor de 714 mil euros, que permitirá uma poupança de cerca de 150 mil euros, aquando da substituição de 3776 luminárias.
Recorde-se que esta aposta surge no âmbito de uma candidatura de eficiência energética para substituição de luminárias convencionais, que resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 – Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias de tecnologia LED.