O projeto de substituição da iluminação pública convencional que teve início há alguns anos e que foi concluído em 2023, tornou possível a todo o concelho de Vinhais ser, atualmente, iluminado por tecnologia LED.
Em relação às tradicionais lâmpadas incandescentes, este tipo de iluminação, reconhecidamente superior, soma diversas vantagens, entre as quais se destacam um maior tempo de vida das novas lâmpadas e um consumo elétrico muito mais baixo, o que permite ao município reduzir, significativamente, os custos com a iluminação pública.
“A iluminação LED melhora o sistema de iluminação pública, tornando-a mais atrativa e mais eficiente, permitindo ainda uma diminuição dos custos com o consumo de eletricidade, e ainda a nível ecológico, na defesa do ambiente”, destaca o edil vinhaense, Luís Fernandes, que reconhece, em termos de custos, o “peso considerável” que a iluminação pública convencional tinha no orçamento, traduzindo-se, assim, a utilização de tecnologia LED na iluminação numa “poupança substancial no consumo energético do município”.
“Tendo em conta as mais-valias económicas e ambientais, a aposta na inovação e na eficiência energética permite, não só, a melhoria das infraestruturas do município pela otimização dos níveis de iluminação pública, reforçando o sentimento de segurança dos munícipes, como também, a redução substancial das emissões de CO2”, salienta, ainda, o executivo.
De referir que a substituição das lâmpadas LED foi feita ao abrigo de duas candidaturas. Uma levada a cabo pela Associação Nacional de Municípios ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), sendo que para Vinhais resultou em 960 luminárias com um valor de investimento de cerca de 206 mil euros, enquanto que a outra candidatura, ao Norte 2020, partiu do município de Vinhais e permitiu a colocação de 3776 luminárias com um valor de investimento de 643 mil euros.