Sob proposta do edil vinhaense, Luís Fernandes, foi aprovado, em reunião de câmara, uma medida de apoio ao comércio local e aos munícipes.
A campanha, denominada “Natal é no Comércio Local”, atribui, a cada 20 euros de compras nos estabelecimentos de Vinhais aderentes, um cupão numerado que será sorteado a 2 de fevereiro. Os prémios serão de 100, 250 e 500 euros, sendo que estes valores terão de ser, novamente, gastos no comércio local.
De destacar que o valor total dos prémios é de dez mil euros, quando no, ano transato, o montante disponível havia sido de seis mil euros, o que representa um acréscimo substancial de 4 mil euros.
“Com esta iniciativa pretende-se continuar a apoiar o comércio local e contribuir para que as compras sejam realizadas no concelho, ajudando comerciantes e não comerciantes, pois com esta campanha todos podem ganhar”, sustenta o executivo, que sublinha o facto desta campanha ter como objetivo “impulsionar o comércio local”, considerando como crucial “a definição de estratégias de desenvolvimento económico para a implementação de iniciativas que permitam a sua promoção, dinamização e revitalização”.
Vale a pena referir que, nos últimos anos, o Município de Vinhais tem vindo a adotar um conjunto de medidas, que caracteriza como “excecionais”, que emergem à superfície com o intuito de “mitigar os impactos sociais e económicos”, muitos deles derivados da pandemia provocada pela Covid-19 e, atualmente, “agravadas pela guerra na Ucrânia e no Médio Oriente e pelas alterações climáticas”.