Neste ano de 2024, celebram-se os 50 anos da democracia em Portugal, uma data considerada “fundamental” na história do nosso país.
Com o intuito de comemorar meio século de democracia, os municípios de Vinhais, Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros estabeleceram um protocolo de colaboração com o objetivo de organizar e promover os festejos conjuntos dos 50 anos da Revolução dos Cravos.
As celebrações terão lugar entre os dias 19 e 25 de abril, estando, neste momento, a ser elaborado um programa de atividades que incluirá eventos culturais, educacionais e recreativos, que serão realizados nos três municípios, de forma itinerante.
“Além da carga simbólica que representam os 50 anos, é notório que se torna cada vez mais imprescindível promover e estimular o conhecimento e a reflexão de todos sobre os valores democráticos, nomeadamente das crianças e jovens, para que possam perceber e valorizar quão importante é a liberdade em que vivem atualmente”, refere a organização, a cargo dos três municípios, que celebraram o protocolo a semana passada, mais precisamente a 13 de março, em Macedo de Cavaleiros.
De acordo com os signatários deste protocolo, as três partes têm, em comum, um interesse "em comum em preservar a memória e promover a educação cívica, a cidadania e os valores democráticos junto dos seus munícipes”.