Terá lugar na vila transmontana de Vila Flor, a primeira edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), três meses e 19 dias após a Jornada Mundial da Juventude, que dominou a agenda mediática de 1 a 6 de agosto e que levou à Capital Sua Santidade, o Papa Francisco.
Subordinada ao tema “Alegres na Esperança”, a JDJ realizar-se-á a 24 e 25 de novembro, contando, para o efeito, com o amparo da presença do bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
“Recordando com saudade a tão bela missão de acolhermos cerca de 800 peregrinos estrangeiros na nossa diocese e respirando, ainda, a magnífica experiência que vivemos com a JMJ Lisboa 2023, é tempo de “Alegres na esperança””, anuncia a responsável pelo secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, entidade que organiza a JDJ com o apoio da autarquia local, dos párocos e agentes pastorais da Unidade Pastoral Senhora da Assunção e do Serviço diocesano da Pastoral Penitenciária.
Nas palavras da Irmã Conceição Borges, é tempo de vivermos “um momento privilegiado de encontro com os jovens, um instrumento de evangelização do seu mundo e de diálogo com os mesmos”.
Quanto ao programa, ele começa na tarde de sexta-feira, dia 24, no acolhimento, na Escola Secundária de Vila Flor, dos adolescentes e jovens vindos dos quatro cantos da diocese. E apesar da inscrição ser gratuita, cada participante será convidado a contribuir com um par de meias que servirá para “custear” a campanha solidária “Natal na Prisão”, promovida, anualmente, pelo Serviço diocesano da Pastoral Penitenciária e que tem como premissa ajudar os presidiários em plena quadra natalícia.
Após o jantar, prevê-se uma caminhada até à igreja matriz, onde, às 21 horas, decorrerá uma vigília de oração vocacional. A encerrar o primeiro dia da primeira edição da JDJ, às 23 horas, a “Banda da Paróquia”, oriunda de Coimbra, protagonizará um concerto para gáudio da juventude presente que, após o espetáculo, irá acantonar na mesma escola onde, ao final da tarde, havia sido recebida.
No segundo dia, sábado, 25 de setembro, a manhã será brindada com um instante de oração, às 9h30, no auditório do Centro Cultural Municipal. Seguir-se-á a catequese, às 10 horas, sob o mote “Alegres na Esperança”, o mesmo tema que serve de inspiração à JDJ, orientada pelo padre jesuíta Nélson Faria, conhecido por trabalhar na Rede Mundial de Oração do Papa. Após a catequese, haverá “um momento de missão” para com os idosos das respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia, que terá nos jovens os principais intervenientes, os mesmos que poderão usufruir, depois, de diversas experiências culturais em Vila Flor.
Já na parte da tarde, os participantes da JDJ serão convidados a partilhar as suas vivências e aprendizagens granjeadas em Lisboa, aquando da Jornada Mundial da Juventude.
Por último, mas não menos importante, a igreja matriz irá sediar, às 15h30, uma eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. Nuno Almeida, que encerrará assim, o programa da primeira edição da JDJ, nem quatro meses após o grande evento internacional que levou Portugal às bocas do mundo. Em 2027, será a vez do continente asiático, mais precisamente, Seul, capital da Coreia do Sul, receber adolescentes e jovens dos quatro cantos do planeta para mais uma edição da JMJ.
LEGENDAS:
Foto Principal: As crianças de ontem, serão os jovens de hoje e o futuro do amanhã (BMF)
Foto Secundária: Vila Flor (BMF)
PROGRAMA COMPLETO - JDJ
Sexta-feira – 24 de novembro
18h30 – Acolhimento (Escola)
19h30 – Jantar partilhado
21h00 – Vigília/caminhada (Igreja Matriz)
23h00 – Concerto – Banda da Paróquia
01h00 – Acantonamento (Escola)
Sábado – 25 de novembro
09h30 – Oração da manhã (auditório)
10h00 – Catequese “Alegres na esperança” – Pe Nélson Faria, sj
11h00 – Missão em Vila Flor
13h30 – Almoço
14h30 – Ecos da JMJ Lisboa 2023
15h30 – Eucaristia de envio