Unidade de Endoscopia do hospital de Mirandela alvo de investimento superior a meio milhão de euros

Localizada na Unidade Hospitalar de Mirandela, a Unidade de Endoscopia Digestiva foi alvo de um investimento superior a meio milhão de euros.

Financiadas pela Tutela, as obras visaram a requalificação do espaço, bem como a aquisição de equipamentos de última geração, o que permitirá disponibilizar, aos utentes, as “mais inovadoras técnicas para diagnóstico e tratamento de patologias do foro digestivo”, realça a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, em comunicado enviado à redação.

A recém-reabilitada Unidade de Endoscopia Digestiva contempla, ainda, uma área para atendimento administrativo e espera, sala de exames endoscópicos, sala de recobro, áreas de desinfeção e de armazenamento, salas de trabalho, gabinetes médico e de enfermagem, assim como outros espaços de apoio.

Para além da requalificação e adaptação de toda a infraestrutura para o funcionamento específico desta valência, foram instalados diversos equipamentos tecnologicamente avançados como o vídeo-duodenoscópio, vídeo-colonoscópio, vídeo-gastroscópio, máquina com sistema automatizado de limpeza e desinfeção de endoscópios e armário de secagem e armazenamento.

Sobre os procedimentos de endoscopia geral que podem ser levados a cabo nesta “nova” unidade médica da Cidade do Tua, a endoscopia digestiva alta, a endoscopia através de cápsula, a enteroscopia e a colonoscopia representam, somente, alguns dos exemplos, permitindo, ainda, esta Unidade de Endoscopia Digestiva da ULS do Nordeste realizar diversos procedimentos de endoscopia de intervenção, através de técnicas avançadas como a Gastrostomia Percutânea Endoscópica, dilatação endoscópica, próteses endoscópicas, laqueação elástica de varizes esofágicas, excisão de lesões, entre diversas outras.

De salientar que toda a endoscopia necessária aos doentes internados é feita com sedação, sob a supervisão e vigilância de um médico anestesiologista. Importa, também, destacar que a Unidade funciona em modo completamente digital, através do software SIMA GASTRO, o qual possibilita não só uma gestão assistencial integrada do percurso do doente como a eliminação do papel, uma vez que toda a atividade é feita através deste programa, incluindo requisições eletrónicas, agendamentos e marcações de exames.

ULS

Quanto aos recursos humanos, a equipa desta Unidade é constituída por três médicos, quatro enfermeiros, dois assistentes operacionais e um assistente técnico.

Com a entrada em funcionamento desta Unidade foi reforçada a capacidade de resposta da ULS do Nordeste na área de Gastroenterologia, deixando, assim, de ser necessária a deslocação dos doentes para a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica desta especialidade”, garante o Conselho de Administração, asseverando que o seu foco reside no “doente e nas suas necessidades” e que a “novaUnidade de Endoscopia Digestiva vem assegurar “maior celeridade, conforto, segurança e qualidade assistencial na prestação de cuidados diferenciados”.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.