Sob o lema “A União em Época Festiva”, a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM) propôs-se “tornar o Natal, um bocadinho, mais feliz e solidário para algumas famílias”.
Com esse objetivo em mente, a equipa liderada por Telmo Afonso decidiu presentear, naquela que foi a primeira iniciativa do género, um cabaz de natal composto por bacalhau, um litro de leite, um bolo rei, um quilo de açúcar, um litro de azeite e um quilo de farinha.
As condições eram simples. Qualquer agregado familiar recenseado na freguesia cujo rendimento não ultrapassasse o valor do Indexante dos Apoios Sociais, comummente conhecido por IAS, que em 2019 subiu para os 435,76 euros, poderia inscrever-se na junta para, assim, receber de oferta um cabaz de natal.
À Kapital do NordestE, o presidente da JFSSMM revelou que “realizaram a inscrição na junta 40 famílias, às quais foram distribuídos os cabazes dias antes do Natal”, sublinhando que “com esta medida, a quadra natalícia foi, certamente, mais alegre, até porque o bacalhau e o bolo rei fizeram parte da sua ceia”.
Nas palavras de Telmo Afonso, este foi, tão somente, “um pequeno gesto solidário, de fraternidade e carinho perante aqueles que mais precisam”.