Pelo segundo ano consecutivo, a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM) decide conceder apoio escolar a crianças que frequentem o 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar.
Têm direito a beneficiar de apoio para aquisição de material escolar as crianças que, simultaneamente, estejam inseridas em agregados familiares residentes na UFSSMM e que sejam oriundas de famílias com baixos rendimentos.
Em entrevista à Kapital do NordestE, o presidente da junta de freguesia elucida que este apoio, “à semelhança do que aconteceu em 2019/2020, visa proporcionar a alunos da área geográfica que estejam nos escalões A ou B da Segurança Social melhores condições para terem sucesso escolar”.
De acordo com Telmo Afonso, no ano transato, beneficiaram desta ajuda em material escolar 76 crianças. No entanto, o responsável acredita que, este ano, sejam muitas mais. “Neste momento, temos já 40 inscrições, mas metade dessas o ano passado não concorreram aos apoios”, revela, sublinhando que muitas pessoas, em 2019, ainda não sabiam da existência deste suporte financeiro no valor de 30 euros. “Passamos um vale e os pais compram o material escolar que os filhos necessitam numa papelaria de Bragança, que é depois faturado diretamente à junta”, explica o presidente da UFSSMM, que refere que esse montante é gasto, por exemplo, em “canetas, lápis, réguas, cadernos e lápis de cor”.
Entre algumas progenitoras, a opinião é comum. “Grande ajuda! Já o ano passado ajudou e assim continua”, garante Verónica Casca, que, ao candidatar-se ao apoio pelo segundo ano consecutivo, desde a sua existência, aproveita para agradecer e congratular a junta de freguesia “pelas excelentes iniciativas”.
De salientar, ainda, que todos os interessados devem solicitar o vale-criança, na sede da União das Freguesias, sendo que as famílias devem fazer prova, junto da UFSSMM, que estão inseridas nos escalões A ou B até ao dia 10 de setembro.