Com o filme promocional “For sure, they are from the north” (Vê-se Mesmo Que São do Norte), o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) foi distinguido com o terceiro lugar, na categoria Regiões, na 36º edição do World Tourism Film Awards.
Este reconhecimento, cuja gala decorreu na passada quarta-feira em Valência, Espanha, coloca a peça videográfica nortenha entre as três melhores do mundo na sua categoria, consolidando o Porto e o Norte de Portugal como um destino de topo de referência global.
O filme “For sure, they are from the north”, resultado de uma parceria entre o TPNP, a agência CaetsuTwo e a Lobby Productions, remete para a origem e a originalidade da região, mas também para a fundação da nação e todo o respetivo património (i)material, transversal aos quatro subdestinos, cada qual com as suas particularidades a funcionar como um todo indivisível”.
Emanado do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, o galardão é mais um marco importante na trajetória deste filme, que já tinha sido premiado em prestigiados festivais internacionais como o Muse Awards 2024 (Gold), Telly Awards 2024 (Gold), ambos em Nova Iorque, e o Art&Tur International (Silver), em Portugal, entre outros.
Ao longo do último ano, o filme competiu com produções milionárias e de alto perfil, representando destinos globais como a Suíça, Canadá, Indonésia, Espanha, Estados Unidos da América, entre outros, protagonizadas por estrelas como Roger Federer, Robert De Niro e Anne Hathaway.
Os restantes quatro prémios para a região foram conquistados pelo município de Barcelos, na categoria de Produtos Turísticos; pela empresa Portugal NTN, 1.° Prémio do Público; pela Fundação de Serralves e pelas Conservas Pinhais, ambos na categoria de Serviços de Turismo.
“Estes prémios são uma celebração da autenticidade e da força das gentes do Norte. Temos muitos atributos, mas as pessoas são o nosso maior ativo. Este é um destino que emociona, que apaixona e que se distingue pela sua alma única. Estes prémios são de todos nós – são das gentes do Porto e Norte de Portugal”, afirmou o presidente do TPNP, Luís Pedro Martin, quando subiu ao palco, em Valência, para receber o prémio.
O circuito dos World Tourism Film Awards é a competição global mais prestigiada de filmes de promoção turística, sendo que os galardões costumam ser considerados os “Óscares do Cinema de Turismo”.
De referir, ainda, que Portugal foi dos países mais premiados nesta 36ª edição que que reconheceu 27 produções de 16 países em quatro mil filmes candidatos, provenientes de todo o mundo, que se destacaram pela elevada competitividade e qualidade das suas produções.