Tua Walking Festival aumenta para 250 o número de participantes em cada uma das cinco caminhadas

Face ao sucesso alcançado em 2023, o Festival de Percursos Pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), decidiu aumentar, este ano, de 150 para 250 o limite de participantes em cada uma das caminhadas.

O Tua Walking Festival, que arranca este fim de semana, na cidade do Tua, tem por base a rede de Percursos Pedestres homologados e decorrerá durante cinco fins de semana, em cada um dos cinco concelhos que integram o Vale do Tua.

Assim sendo, a estreia do festival acontece em Mirandela já entre hoje e amanhã, 23 e 24 de março, segue-se Carrazeda de Ansiães, a 13 e 14 de abril, depois será a vez de Vila Flor, a 25 e 26 de maio, de 13 a 15 de setembro, será Alijó o palco deste evento, para terminar em Murça, no fim de semana de 5 e 6 de outubro.

O objetivo do PNRVT, que organiza, novamente, o Festival de Percursos Pedestres, passa por “valorizar e promover o território de forma integrada, incluindo os recursos com maior potencial e que melhor refletem a identidade das comunidades locais”.

sardao

Uma das novidades é o aumento do número de inscrições até a um limite que não comprometa a qualidade e as questões ambientais, que devemos e queremos acautelar”, sublinha o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, que aproveita para relembrar que, em 2023, na atividade de pedestrianismo, o limite era de 150 inscrições, sendo que, esta edição, serão admitidos 250 participantes por caminhada.

Contudo, comprovado o êxito, manteve-se o modelo, que será replicado em cada um dos cinco municípios envolvidos. Até porque a ideia tem como premissa atrair participantes, durante o fim de semana, sobretudo, de fora do território e motivá-los a dormir, pelo menos, uma noite na região. Razão pela qual, no sábado, cada um dos municípios desenhou um programa de atividades recreativas e culturais, nomeadamente, visitas ao património, provas de vinhos, provas de produtos locais, workshops, espetáculos musicais, observação de estrelas e até organização de pequenas feiras de produtos da terra.

Já no domingo, acontece a tão aguardada e salutar caminhada, organizada pela empresa PORTUGALNTN, sempre em parceria com o PNRVT e cada um dos municípios desta área protegida. “E serve este exemplo para deixar outra nota sobre um assunto de que muitos falam e poucos praticam: trabalho em rede”, destaca Artur Cascarejo, ciente da importância deste tipo de envolvimento, já que desde a conceção até à realização, cada um dos municípios disponibiliza uma equipa de técnicos, que colabora ativamente e de forma coordenada com a entidade promotora e a empresa responsável pela organização.

PNRVT

Festival é forma de rentabilizar o investimento feito nas infraestruturas

 

No âmbito do Turismo de Natureza, a criação da Rede de Percursos Pedestres foi o primeiro grande investimento, levado a cabo pelo PNRVT. “Este festival é a forma de rentabilizar esse investimento”, justifica o responsável pela PORTUGALNTN, Domingos Pires, que não teme o calendário do evento, que decorre em fins-de-semana considerados de “época baixa”. Pelo contrário, crê, inclusive, que esse facto poderá fazer com que o Tua Walking Festival se apresente como uma alternativa credível de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.

De mencionar que o parque possui uma rede de 12 Pequenas Rotas, homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e alvo de manutenção regular, estando garantidas as condições de segurança e qualidade necessárias à prática de quaisquer atividades outdoor.

Envolvemos as comunidades, ajudamo-las a dar valor aos seus recursos e à sua identidade, criamos dinâmicas económicas locais e contribuímos para a educação ambiental ao adotar boas práticas nas atividades que desenvolvemos”, expõe o responsável, para quem a promoção é só a sequência natural do investimento concretizado, no sentido de o tentar potenciar ao máximo, enquanto se aposta, simultaneamente, nas componentes social, económica e ambiental do território. A título de exemplo, serve a recolha de lixo enquanto se caminha ou plogging, assim como o abastecimento de água em boxes, abandonando a distribuição de garrafas de plástico e incentivando o uso de recipiente reutilizável próprio.

Por sua vez, a autarca mirandelense, cujo município acolhe o primeiro fim de semana do Tua Walking Festival, opta por acentuar o quão importante é a aplicação destas “boas práticas” sociais e ambientais, sublinhando o “orgulho” experienciado pelas próprias comunidades. “É muito importante que as pessoas sejam capazes de reconhecer e valorizar os seus recursos e se sintam orgulhosas quando são visitadas”, realça Júlia Rodrigues, consciente do papel cada vez mais preponderante de um turismo ecológico e sustentável que envolva, em uníssono, visitantes nacionais e estrangeiros com as comunidades locais que os recebem, pois, em comum, temos a partilha da responsabilidade de cuidar e proteger o ambiente, já que somos todos, enquanto espécie humana, os principais beneficiários da Mãe Natureza. 

sunset

MAIS INFO EM:

Tua Walking Festival - PNRVT (valetua.pt)

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.