Tiago Teixeira, Pedro Tavares e Diogo Oliveira criaram as suas próprias empresas no Espaço de Incubação da BLC3 no Pólo de Alfândega da Fé. Através do projeto TranferEmpreende, dinamizado pela empresa BLC3 em Alfândega da Fé, desde 2017, estes três jovens criaram projetos de empreendedorismo, desenvolveram ideias de negócio e conseguiram estabelecer-se em Alfândega da Fé com a criação do seu próprio emprego.
Tiago Teixeira e Pedro Tavares registaram a empresa Columbu’s Egg no dia 9 de abril. Uma empresa de Marketing, Branding e Design. Já possui carteira de clientes e afirmam estar empenhados em expandir-se na região. Já Diogo Oliveira decidiu lançar-se por conta própria, estando, atualmente, a prestar serviços especializados na área dos soutos, providenciando apoio aos produtores de castanha do concelho.
“Esta incubadora foi extremamente importante, pois permitiu fixar jovens qualificados e criar emprego qualificado no interior. O município tem tido várias iniciativas para fixar os jovens no concelho e vai continuar a trabalhar nesse sentido”, garante a autarca alfandeguense, Berta Nunes, que tem desenvolvido diversas parcerias ao longo dos seus dois mandatos com o intuito de promover o crescimento económico, o emprego e o fator atratividade do interior norte do país, nomeadamente, no concelho a que preside. Exemplos disso são a Fábrica do Empreendedor e a StartLab, instalada recentemente em Alfândega da Fé e que pretende continuar a promover o empreendedorismo local.
O projeto TransferEmpreende, cofinanciado pelo Norte 2020, apesar de ter terminado recentemente, permitiu, ainda, que estes jovens criassem os seus negócios e se fixassem em Alfândega da Fé.