No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM) levou a cabo mais um Torneio de Atletismo Adaptado.
No total, foram cerca de 60 os atletas de oito instituições do distrito com resposta social na área da deficiência que, na manhã de ontem, dia 29 novembro, disputaram modalidades tão distintas como o lançamento de peso, a corrida de 60 metros e o salto em comprimento.
A competição estava prevista ter lugar no exterior, na Pista de Atletismo do Instituto Politécnico de Bragança. Contudo, as condições climatéricas adversas obrigaram a que fosse transferida para o Pavilhão da Coxa.
“A iniciativa permitiu reunir todos os utentes das instituições com resposta social na área da deficiência no distrito de Bragança e conta a participação de cerca de 60 atletas e demonstrar uma vez mais que o desporto é uma forma de inclusão”, começa por afirmar Sérgio Afonso, na qualidade de Técnico Superior de Educação Especial e de Reabilitação da Academia do CSPSM, para quem este torneio, que completou, ontem, a sua quarta edição, “permitiu colocar Bragança uma vez mais no roteiro das cidades inclusivas”.
Participaram na competição a “Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (CERCIMAC), a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Mirandela, a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT), o Centro de Educação Especial da Santa Casa de Misericórdia Bragança, a Unidade de doentes psiquiátricos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, o Espaço MAIS e a Academia dos Santos Mártires”, enumera Sérgio Afonso, visivelmente satisfeito por aquela que foi uma manhã desportiva, verdadeiramente, inclusiva.
De salientar, ainda, que a Academia do CSPSM contou com a parceria da Associação de Atletismo de Bragança, para além do apoio incondicional do Município e da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, cujos presidentes, Hernâni Dias e Telmo Afonso, respetivamente, marcaram presença na cerimónia de entrega de medalhas.
CLASSIFICAÇÕES (PÓDIOS)
Lançamento de Peso Feminino- Mónia Santos (CSPSM) 1º lugar
Lançamento de Peso Feminino- Marisa Borges (CEE) 2º lugar
Lançamento de Peso Feminino- Olivia Moreiras ( CEE) 3º lugar
Lançamento de Peso Masculino – Manuel Afonso ( ASCDUT) 1º lugar
Lançamento de Peso Masculino – Marco Afonso ( CSPSM) 2º lugar
Lançamento de Peso Masculino – Mário Fonseca ( CSPSM) 3º lugar
Corrida de 60 metros Feminino- Andreia Fernades ( APPACDM) 1º lugar
Corrida de 60 metros Feminino- Mónia Santos ( CSPSM) 2º lugar
Corrida de 60 metros Feminino- Solange Cordeiro ( ASCDUT) 3º lugar
Corrida de 60 metros Masculino- Rufino Campião (APADI) 1º lugar
Corrida de 60 metros Masculino- Joel Cebrela (CSPSM) 2º lugar
Corrida de 60 metros Masculino- André Ferreira (CEE) 3º lugar
Salto em comprimento Feminino – Andreia Fernandes ( APPACDM) 1º lugar
Salto em comprimento Feminino – Luísa Salvador ( ASCDUT) 2º lugar
Salto em comprimento Feminino – Sandra André ( APADI) 3º lugar
Salto em comprimento Masculino – Bruno Costa ( APPACDM) 1º lugar
Salto em comprimento Masculino – Rufino Campião ( APADI) 2º lugar
Salto em comprimento Masculino – Ângelo Silva ( CEE) 3º lugar