Só em 2019 Vinhais já transportou gratuitamente 420 doentes oncológicos

Desde 2014 que a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) providencia transporte gratuito a doentes oncológicos para o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e, também, de Coimbra. Já em 2017, a autarquia decidiu alargar o transporte para outros hospitais oncológicos como o de Vila Real.

Só no primeiro semestre de 2019, a autarquia contabilizou 150 viagens e o transporte efetivo de 420 pessoas.

Cada vez mais e, infelizmente, este apoio se revela fundamental para os doentes poderem usufruir de tratamentos e consultas que muitos não conseguiriam ter sem ser desta forma”, exprime o presidente da CMV, Luís Fernandes, sublinhando que, em termos financeiros, o apoio anual cifra-se numa verba a rondar os 15 mil euros. Investimento esse que, garante o edil vinhaense, continuará a ser concretizado. “Esta é uma das nossas melhores obras, ajudar aquilo que verdadeiramente interessa: as pessoas”, sustenta.

A verdade é que este apoio, desde a sua implementação, tem-se revelado essencial para centenas de munícipes e suas famílias que, de outra forma, ficariam sem acesso a cuidados médicos de vital importância, o que poderia, em última instância, colocar em risco a sua própria vida.

A premissa implícita, de acordo com o executivo, foi a de, sempre que possível,  possibilitar tratamentos e consultas a todos aqueles que necessitem, independentemente dos seus rendimentos.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.