Semana do Empreendedorismo Tecnológico, “o evento que combina com a sociedade inovadora e tecnológica que Bragança pretende ser”.

EMPREENDER+TEC promete regressar no próximo ano

Realizou-se de 7 a 10 de maio, a 1ª edição da Semana do Empreendedorismo Tecnológico. Organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Brigantia EcoPark e o NERBA, esta iniciativa teve como premissa, de acordo com os principais intervenientes, tentar sensibilizar todos os atores académicos e socioeconómicos para a importância do empreendedorismo, numa perspetiva de vivência experimental. Para tal objetivo ser alcançado, foram desafiados todos aqueles que se sentem impelidos pelo empreendedorismo, aqueles que se assumem como empreendedores e, também, aqueles com aversão ao conceito. O convite procurou levar todos os participantes, entre os quais, centenas de alunos, 50 oradores e 30 empresas, a encetarem uma viagem +TEC pelos exemplos de melhores práticas, a incluírem-se nos debates e palestras, a explorarem o sistema de rede colaborativa e a desafiarem limites nas simulações.

Apresentado como “o maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação de Trás-os-Montes, reúne os melhores investigadores, investidores e empreendedores em várias áreas”, a verdade é que o sentimento geral era de balanço final positivo e de anseio que esta iniciativa regresse já no próximo ano.

Repleto de momentos como “Mesas Redondas, Stand Up & Talk, Exposição de Empresas, Exposição e Simulação”, a Semana do Empreendedorismo Tecnológico foi terreno fértil para a inovação e estabelecimento de parcerias entre investigadores, alunos em final de curso com ideias próprias e bem definidas, empregadores e investidores, entre os quais, algumas instituições bancárias.

“Para nós, IPB, é, particularmente, importante organizarmos estes eventos, no sentido de garantir que criamos condições e estimulamos a transferência de conhecimento dos nossos Centros de Investigação, dos nossos laboratórios, para o tecido empresarial”, começou por explicar a pró-presidente para o Empreendedorismo, Empregabilidade e Inovação Formativa do Instituto Politécnico de Bragança. “É importante criar condições que estimulem os nossos empresários e os nossos empreendedores a inovar, a criar empresas inovadoras com produtos diferenciados e com valor acrescentado àquilo que é a matéria-prima da nossa região”, continua Vera Ferro Lebres, consciente da extrema necessidade em “aproximar empresas ao IPB, aproximar as empresas à oferta de apoio aos empreendedores, aos nossos gabinetes de apoio ao empreendedorismo, às estruturas de apoio e financiamento que estão disponíveis na região”.

Nas palavras da entrevistada, em suma, esta semana tratou-se, sobretudo, “para criar oportunidades de partilha, oportunidades de networking, oportunidades de troca de contactos entre todos os atores deste sistema de inovação empresarial”.

 

Marcaram presença nesta iniciativa entidades bancárias, de financiamento regional, cooperativas de produtores locais, dezenas de empresários e várias centenas de estudantes.

 

Quanto ao balanço final, Vera Ferro Lebres garante que, para uma primeira edição, o resultado é extremamente positivo. “A semana correu bastante bem, tivemos oradores de elevada qualidade, foi evidente a vontade dos investigadores oferecer e colocar à disposição das empresas aquilo que é o conhecimento produzido por nós no IPB e os empresários demonstraram interesse em receber esse conhecimento produzido e transformá-lo numa vantagem comercial, que se irá traduzir, certamente, numa vantagem económica da nossa região, num aumento da empregabilidade, num aumento das oportunidades para a própria região, em termos de crescimento demográfico também”, resumiu a responsável que adianta à Kapital do Nordeste (KNE) que se depender da vontade do IPB, a Semana do Empreendedorismo Tecnológico regressará já em 2020.

No último dia do certame, no momento que antecedeu a entrega de prémios, a KNE esteve, também, à conversa com o presidente do Instituto Politécnico de Bragança que se referiu a este evento como tendo sido “uma semana fantástica”, até por ter sido “a primeira”.

“Esta Semana do Empreendedorismo Tecnológico seguiu um modelo completamente diferente, muito inovador, colocando em contacto direto as ofertas tecnológicas com as startups, com as empresas e, portanto, na nossa perspetiva correu muito bem e a organização foi excelente”, destacou Orlando Rodrigues que refere, ainda, “que gostávamos de ter mais público, mais empresas”. No entanto, ressalva que o Politécnico ao qual preside continuará “a fazer este tipo de iniciativas e certamente, das próximas vezes, teremos aqui muito mais gente interessada em aproveitar as oportunidades criadas por este tipo de eventos, pois vale realmente a pena na verdade”.

Resumindo, “fez-se aqui muito debate sobre as vertentes tecnológicas, por onde passará claramente o futuro da economia, as nossas empresas mais inovadoras estiveram aqui, empresas profundamente inovadoras a nível mundial a demonstrarem as suas tecnologias e as suas estratégias”, refletiu Orlando Rodrigues, para quem esta Semana do Empreendedorismo Tecnológico é, “claramente, o evento que combina com a sociedade inovadora e tecnológica que Bragança pretende ser”.

  

EMPREENDER+TEC promete regressar no próximo ano

 

GALERA – Social Media Agency (Higor Cerqueira)

 

“No IPB eu faço parte do Mestrado de Inovação e Empreendedorismo. É um curso muito recente, é o primeiro ano e a metodologia do curso é nós aprendermos por nós próprios, juntamente com os nossos amigos. Dentro do nosso próprio projeto, identificamos as dificuldades e procuramos soluções para as mesmas. Nesse âmbito, trouxe na bagagem alguns projetos nos quais trabalho no Brasil, lá eu já tenho uma empresa há cinco anos, dedicada à produção de eventos e marketing digital.

O digital é o que, atualmente, faz a comunicação com todo o mundo. Vindos do Brasil, de outro país, para Portugal, esse tópico é muito mais sensível para nós. Então, viemos para uma instituição que é a que tem a maior percentagem de alunos internacionais em todo o país que é o IPB e temos contribuído muito com esse processo de internacionalização da instituição. Até pelo background adquirido no Brasil, onde temos um projeto denominado Vestibular da Depressão (https://www.vestibulardadepressao.com.br/), para quem não sabe, o Vestibular é a prova de acesso que os alunos brasileiros fazem, e aproveitamos essa “mídia” (media) que nos dá cerca de 15 milhões de audiência por semana para poder divulgar o ensino em Portugal. Tudo começou assim… Esse projeto tem vindo a ser desenvolvido desde há dois anos e hoje nós já temos o "Estude em Portugal" , que é um projeto segmentado de alguns brasileiros que querem vir estudar para cá. Então resolvemos alargar esta ideia inicial e aproveitámos a Semana do empreendedor para lançarmos um projeto inovador para a região de Bragança, que é a Galera – Social Media Agency. Ou seja, estamos a tentar trazer aqui a presença digital para micro e pequenos negócios na cidade. Aquele café, aquele restaurante, aquelas empresas pequenas que não têm presença digital, isso é excecional. Nós estamos numa cidade universitária, toda a gente tem um smartphone na mão. Então, a sua empresa também deve estar na mão das pessoas que lidam todos os dias com um telemóvel. E estamos aqui para ajudar os pequenos empreendedores nesse sentido, a terem uma oferta do seu produto, do seu serviço, da sua venda disponível, principalmente, nas redes sociais que é onde está concentrada a grande maioria dos estudantes e os de Bragança não são exceção." 

 

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