Foram 100 as amendoeiras e amoreiras plantadas pelos mais de 150 voluntários que decidiram aderir à “REsPIRA” - Rearborização de Espaços verdes em meio urbano e Promoção de Intervenções Resilientes em Árvores.
Sob o mote, “Pense no futuro: plante uma árvore”, a iniciativa teve lugar no Parque das Autocaravanas, junto ao Castelo de Bragança, em pleno Dia Internacional da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro.
“É com muita satisfação que vejo a adesão de tantos voluntários a esta ação”, começou por salientar o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, que quis liderar através do exemplo, plantando, também ele, uma árvore.
Para Paulo Xavier, o facto de Bragança ser “reconhecida pela sua natureza e paisagens de beleza única, tem, nesta área, uma responsabilidade acrescida”.
De referir que, através do projeto REsPIRA, financiado a 100 por cento (%) pelo COMPETE 2020 e que contempla a plantação de um total de 2050 árvores, o município brigantino prevê um investimento superior a 100 mil euros com vista à execução de ações de salvaguarda do património natural em 8,7 hectares de espaços verdes urbanos de Bragança, o que corresponderá, segundo dados avançados pela autarquia, a um “aumento de 14% da área verde na cidade”.
As principais ações consistem na arborização de exemplares arbóreos autóctones numa área contígua ao castelo e através de “intervenções cirúrgicas” em espécies localizadas em zonas específicas da cidade, que serão executadas, ao longo de 14 meses, por uma “equipa especializada e multidisciplinar”.