Foi na passada quinta-feira, dia 2 de novembro, que teve lugar a inauguração das obras de requalificação da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo.
O investimento, resultante de uma candidatura realizada pela autarquia no valor de 4.365.588 euros, comparticipada em 82,96 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do Programa Operacional Regional – Norte, contemplou melhorias no bloco administrativo polivalente, na cantina e nos blocos A e B, onde decorrem as aulas, tendo as intervenções sido realizadas ao nível das fachadas, isolamento térmico e acústico, pavimentos exteriores, caixilharias, infraestruturas de água, eletricidade e telecomunicações, climatização e arranjos exteriores.
“O projeto de requalificação e modernização da Escola Secundária vai melhorar as condições para alunos, professores e funcionários que usufruem deste espaço, de forma a aumentar a eficiência educativa e o desempenho”, afirma o edil moncorvense, que realça o facto do “valor global" ultrapassar os quatro milhões de euros "e estamos a falar da requalificação da Escola Secundária bem como do pavilhão, do centro escolar, que vai ser dedicado à prática desportiva e que vem colmatar uma deficiência existente”. Nuno Gonçalves sublinha, ainda, que “a autarquia fez um esforço com o mobiliário que alocou à escola e que se o Estado e o Ministério da Educação fizerem a sua componente, nomeadamente, no mobiliário que falta, esta escola está programada para estar em funcionamento mais 40 anos”.
Já para o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, é importante referir que “estas obras permitem que os nossos alunos, funcionários e professores tenham condições ótimas de ensino", reconhecendo que "até este momento tínhamos vários problemas e muitas vezes os alunos queixavam-se, com razão, que era difícil estar concentrados nas aulas com o frio, hoje em dia isso não acontece". Luís Rei reconhece, inclusive, que "houve uma mudança substancial, melhores condições em todos os sentidos, o que permitirá que a aprendizagem decorra muito melhor”.
Por sua vez, o convidado de honra, o presidente do Comité das Regiões da União Europeia, que viu o seu nome constar na placa descerrada, naquele que foi o ponto alto da cerimónia de inauguração, sustenta que a função do Comité a que preside é, precisamente, “dar voz a estas regiões naquelas que são as questões e o funcionamento da União Europeia". Vasco Cordeiro crê que este é "um papel de verdadeira assembleia política que cada vez mais pretendemos reforçar, e que nos trabalhos futuros de evolução da União Europeia, acreditamos que será cada vez mais vincado”.
Na cerimónia, que teve início às 14h30, para além do autarca local, do presidente do Comité das Regiões da União Europeia, Vasco Cordeiro, e do presidente do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Luís Rei, marcaram presença, ainda, o presidente da CIMDOURO, Carlos Santiago e o delegado Regional de Educação do Norte, Luís Lobo.
GALERIA FOTOGRÁFICA