Raid Ibérico regressa aos céus de Portugal e Espanha com 27 aeronaves e 50 participantes

Levado a cabo pelo Aeroclube de Bragança (ACB) e pela Fundacion Cielos de Léon, de Espanha, o Raid Ibérico irá contar com 50 participantes e 27 aeronaves, que é, aliás, o número máximo admitido pela organização.

Naquela que será a sua 17ª edição, este evento, que terá lugar de 4 a 9 de setembro, pretende aliar à paixão de voar, a vontade de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha, numa atmosfera de convívio e celebração vivida entre todos os que nele participam. Sobretudo, após a paragem forçada que se viveu no ano transato, devido à pandemia provocada pela Covid-19, essa ânsia de participar e voar entre irmãos de asas está mais forte que nunca.

O Raid Ibérico é sempre uma iniciativa de promoção dos dois países com especial incidência na província de Leon e no distrito de Bragança porque desses dois territórios são oriundos os aeroclubes responsáveis pela organização”, sustenta o presidente do ACB que, este ano, conta com a colaboração do Aero Clube de Leiria e do Aero Clube de Lagos, “que nos apoiam na organização do programa social nessas zonas do país e nos recebem com a maior simpatia”, evidencia Nuno Fernandes.

Amanhã, os participantes deverão chegar à cidade espanhola de Leon, de onde partirão no dia seguinte, domingo. Entretanto, o raid passará por localidades como Bragança, Leiria, Lagos, Granada e Málaga, onde o evento terminará ao sexto dia, mais precisamente a 9 de setembro. Contudo, a meia centena de participantes não se limitará a visitar as cidades oficialmente referidas, até porque, sublinha o responsável, “há sempre programas culturais que nos permitem conhecer alguns pontos, outras cidades e vilas próximas”.

Assim, em cada local de paragem, o grupo terá à sua disposição programas sociais que lhes permitirão visitar distintos locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentar a gastronomia local característica de cada território sobrevoado.

Com um limite máximo de 50 participantes, por questões e segurança e de logística, este ano a organização teve de rejeitar algumas das inscrições, já que este evento, pela sua história e pela forma como tem decorrido ao longo dos anos, tem vindo a conquistar adeptos entre a comunidade aeronáutica, sendo cada vez mais concorrido e os lugares disponíveis cada vez mais requisitados.

 

ETAPAS

1º Dia - 4/09/2021 – Leon - chegada dos participantes

2º Dia - 5/09/2021 – Leon - Bragança

3º Dia - 6/09/2021 – Bragança - Leiria

4º Dia - 7/09/2021 – Leiria - Lagos

5º Dia - 8/09/2021 – Lagos - Granada

6º Dia - 9/09/2021 – Granada - Málaga

 

raid

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.

The website encountered an unexpected error. Please try again later.