No âmbito do protocolo assinado entre o Município de Miranda do Douro (MD), a Movhera e a Just a Change, que abrange o programa ‘Camp In’, para voluntários maiores de idade, no formato de campo de férias, quatro famílias do concelho mirandês viram as suas casas reabilitadas.
Com um investimento total a rondar os 40 mil euros, correspondendo 25 mil euros à Movhera e 15 mil euros ao município mirandês, esta parceria permitiu viabilizar a reabilitação ou a reconstrução das habitações, sinalizadas “criteriosamente” pela equipa de ação social da câmara municipal nas freguesias de Malhadas, Póvoa, Picote e Sendim.
Sob o mote ‘Reabilitar Casas e Reconstruir Vidas’, “foram 15 dias intensos de mobilização, trabalho e convívio com a comunidade local”, descreve o Município de Miranda do Douro, para quem este protocolo demonstra a vontade “que temos em contribuir para o desenvolvimento e para o combate à pobreza energética e habitacional no concelho”.
Nas palavras do vice-presidente da autarquia, Nuno Rodrigues, “contamos assim ajudar a mobilizar agentes locais, para sinalizar casos de pobreza habitacional e futuramente aplicar os critérios da Just a Change para selecionar os casos que serão alvo de intervenção, dando apoio a projetos que contribuam para o desenvolvimento do concelho e a criação de melhores condições de vida”.
Recorde-se que a Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas em Portugal, tendo já reconstruído, através da mobilização de milhares de voluntários dentro e fora do país, centenas de casas e instituições. De sublinhar que esta associação desenvolve, ainda, vários programas de intervenção que permitem a atuação, simultânea, em diversos contextos, potenciando, assim, o impacto social e a coesão social nas comunidades locais onde as casas são intervencionadas.