Promovido pelo Município de Bragança, o programa “Desporto Sénior no Meio Rural” assinalou, ontem, dia 3 de abril, em São Julião de Palácios, o seu 15º aniversário.
Uma sessão “repleta de simbolismo”, noticia a autarquia brigantina, presidida por Paulo Xavier, uma vez que foi nesta aldeia que a iniciativa se estreou, em 2010.
Criado para incentivar a prática de atividade física junto da população com idade igual ou superior a 65 anos nas aldeias do concelho, à semelhança do que acontece no Oriente, em particular no Japão, a autarquia viu a importância deste projeto, já consolidado, não só pela promoção da qualidade de vida entre os mais seniores, mas, também, por proporcionar momentos de salutar socialização entre os cerca de 225 munícipes participantes.
Atualmente, o “Desporto Sénior em Meio Rural” abrange várias aldeias concelhias, entre as quais, São Julião de Palácios, Grijó de Parada, Paçó de Rio Frio, Gimonde, Coelhoso, Parada, Pinela, Salsas e São Pedro de Sarracenos.
Ao longo dos vários anos, este programa contou com a preciosa colaboração de diversas entidades, entre as quais se destaca a equipa do “Centro de Saúde de Santa Maria – Apoio à Comunidade”, por dinamizar ações de sensibilização sobre alimentação saudável, primeiros socorros e cuidados de saúde, já que se tratam de temas essenciais para o bem-estar das comunidades em que incide. O programa inclui, ainda, aulas de hidroginástica na Piscina Municipal de Bragança, sendo que esta é a exceção, pois a quase totalidade das sessões decorrem a nível local, nas diferentes freguesias envolvidas, de forma a assegurar “proximidade e acessibilidade” a todos os participantes e potenciais interessados.