Projeto artístico internacional de inclusão para deficientes leva Academia Santos Mártires a Itália

Desde o dia 23 e até 29 de junho, o projeto “Erasmus + Art of Inclusion” está a levar a cabo a sua última mobilidade combinada na maior cidade da ilha siciliana de Itália, Palermo.

Das quatro participantes, a única representante de Portugal é oriunda de Trás-os-Montes, mais precisamente de Bragança. Trata-se da Academia Centro Social Paroquial Santos Mártires que, em outubro de 2018, também acolheu durante uma semana os utentes da instituição italiana “Unimamonci Onlus”, da alemã “Diakomie Bremem” e da romena “Fundatia Crestina”.

Este encontro servirá, sobretudo, para concluir um projeto que dispôs de uma janela temporal de 24 meses, durante os quais todos os parceiros se envolveram no desenvolvimento de trabalhos sobre diversas temáticas relacionadas, essencialmente, com a arte predominante nos países e regiões onde as respetivas instituições participantes se inserem.

O projeto “Erasmus + Art of Inclusion” poder-se-á traduzir da seguinte forma. Erasmus tem a ver com um programa de intercâmbio entre estudantes de diferentes países. Aplicado neste contexto, em particular, ao invés de se tratar de alunos, diz antes respeito a pessoas portadoras de deficiência. Tudo o resto, mantém-se. Já a expressão “Art of Inclusion”, que se segue depois do sinal + (mais), significa a Arte da Inclusão, ou seja, a arte de incluir na sociedade pessoas portadoras de deficiência.

Até ao momento, o projeto contabilizou um total de 80 utentes das quatro instituições envolvidas que, ao participarem nos vários intercâmbios, tiveram a oportunidade de aprender diferentes técnicas artísticas dinamizadas pelos monitores e artistas convidados.

 

Santos Mártires

 

A acompanhar o grupo de seis utentes de Bragança está a diretora técnica da Academia Santos Mártires, Teresa Silva, bem como o técnico da instituição e responsável pelo projeto em Portugal, Sérgio Afonso.

A possibilidade que nos foi dada de interagir com outros países da União Europeia enriqueceu bastante a nossa forma de trabalhar e permitiu criar parcerias e sinergias para o futuro entre os países participantes neste projeto, para além de terem sido proporcionadas experiências de intercâmbio verdadeiramente únicas aos utentes e participantes”, argumentou Sérgio Afonso, para quem este projeto assumiu uma “importância extrema no modo de pensar e trabalhar com pessoas com deficiência no quotidiano”.

Ao longo da semana em Itália, que termina já este sábado, dia 29 de junho, os utentes da Academia Santos Mártires, presentes naquela que será a última mobilidade do projeto, irão participar em várias atividades artísticas promovidas pela instituição anfitriã, Uniamonci onlus. O ponto alto do programa acontecerá com a estreia de uma exposição fotográfica, onde será apresentado um jardim sensorial e de estimulação cognitiva. Uma criação que é o resultado final de um projeto cujos protagonistas foram os utentes de cada instituição, sempre devidamente orientados pelos monitores e artistas convidados.

Para além desta iniciativa inclusiva, de matriz verdadeiramente europeia, a Academia Centro Social Paroquial Santos Mártires participa, atualmente, num projeto de Ensino de Xadrez com a Letónia, Espanha e Itália, denominado “Black and White Sport Chess”.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.