Inserida na comemoração do 740º aniversário do foral atribuído a Torre de Moncorvo por D. Dinis, o município levou a cabo, no passado sábado, dia 12 de abril, a apresentação da nova plataforma digital de compras e a aplicação móvel do Bairro Comercial Digital da vila.
Esta plataforma digital de compras, bem como a aplicação móvel são, de acordo com o executivo, “duas ferramentas-chave para o processo de digitalização e modernização do comércio de Moncorvo”, no sentido de “facilitar o processo de compra presencial ou digital”.
“No distrito de Bragança e Vila Real este foi um dos três projetos que reuniu condições para aprovação, sendo que o principal objetivo do Bairro Comercial Digital é alavancar o crescimento económico através da implementação desta estratégia digital, uma vez que é o futuro para qualquer tipo de negócio”, acredita o edil moncorvense, visivelmente satisfeito por ver a sua candidatura aprovada. No decorrer da apresentação, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, José Meneses mencionou, ainda, o facto de ter conseguido “articular, também, a colocação de três carregadores de viaturas e um de bicicletas e a identificação com placas e toldos em todos os comerciantes aderentes”.
A plataforma “Moncorvosoto.pt” que, até então, estava vocacionada, somente, para os produtos e produtores locais, foi ampliada para acolher todos os comerciantes aderentes ao novo Bairro Comercial Digital Torre de Moncorvo, oferecendo, agora, uma visita virtual de cada espaço comercial, juntamente com os respetivos contactos, sendo, ainda, possível efetuar agendamento de serviços ou comprar vouchers de oferta nas lojas. A gama de produtos disponíveis será gradualmente alargada.
Por outro lado, a nova aplicação móvel "Moncorvosoto", a quinta app do município, facilita todo o processo de seleção de lojas, produtos e serviços com a respetiva localização das mesmas, permitindo, igualmente, concluir o processo de compra, a partir de qualquer lugar. De referir que a app Moncorvosoto poderá ser, desde já, descarregada da App Store ou da Google Play.
Recorde-se que o Bairro Comercial Digital de Torre de Moncorvo, designado C3M – Comércio com Memória e Modernidade de Moncorvo, resulta de uma candidatura às linhas de apoio previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo sido contemplado com cerca de 686 mil euros, a aplicar em inúmeras ações de modernização, desde a uniformização da imagem do bairro, à divulgação e sustentabilidade, entre outras.
Convém salientar que o objetivo deste projeto é contribuir, diretamente, para a digitalização e valorização do comércio e serviços locais, através de uma forte vertente digital, apoiando a transformação dos modelos de negócio e a sua digitalização, ao mesmo tempo que se enriquece a experiência do consumidor.
“O bairro C3M – Comércio com Memória e Modernidade de Moncorvo deverá estar a funcionar em pleno até setembro deste ano”, garante o executivo, presidido por José Menezes.