PUB.

Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa no distrito de Bragança com agenda cheia

Nos dias 4 e 5 de abril, o presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), António Saraiva visitou o distrito de Bragança.

O programa teve início na passada quinta-feira, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde, pelas 16 horas, tomaram posse os membros da direção da Delegação de Vinhais, bem como os novos membros zeladores e da direção da Delegação de Bragança.

A cerimónia seguiu com a assinatura de diversos protocolos de cooperação e de apoio ao funcionamento da Academia da Delegação da CVP no distrito de Bragança, nomeadamente, entre a CVP e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a CVP e o Instituto Português do Desporto e Juventude, a CVP e a Unidade de Saúde do Nordeste, para além de ter sido efetuada uma adenda ao protocolo já existente entre a CVP e o IPB.

O último protocolo de cooperação celebrado foi entre a CVP e a empresa “Movhera", tendo em vista “o reforço da presença da CVP no distrito de Bragança”. Depois, procedeu-se à entrega de um veículo elétrico à Delegação de Alfândega da Fé da CVP.

Pelas 18 horas, a comitiva deslocou-se para a Avenida Sá Carneiro, mais precisamente para o edifício Shopping Loreto, onde foi inaugurada a Academia da Delegação da CVP de Bragança, sucedendo-se o reconhecimento, a título póstumo, de Soledade Soeiro, pela doação das instalações da Academia e da viatura de transporte por parte da família à Cruz Vermelha Portuguesa.

O trabalho altruísta e empenhado desta instituição é, sem dúvida, um exemplo para o País e, certamente, um orgulho para a nossa comunidade”, elogiou o autarca brigantino, realçando a “forma voluntária e o trabalho a favor do próximo que a CVP promove na sociedade”.

Nas palavras de Paulo Xavier, “esta Academia é, agora, mais um espaço para alavancar o trabalho humano e solidário da Cruz Vermelha cujo impacto é muito positivo para este concelho, tanto na cidade, como no meio rural”.

cvp

No dia seguinte, sexta-feira, 6 de abril, foi a vez de Alfândega da Fé integrar o itinerário do 26º presidente da CVP.

Logo pela manhã, cerca das 11h30, celebrou-se a assinatura do Contrato de Comodato entre a CVP e o município alfandeguense, relativo ao edifício da atual sede da Delegação.

O périplo de António Saraiva, por terras de Trás-os-Montes, terminou com a entrega à Delegação da CVP de Alfândega da Fé, dos Direitos de Autor da ObraFerrovia em Trás-os-Montes, Memória do passado luta do presente”, cujo autor é Jorge Nunes, ex-edil brigantino, que assumiu o papel de coanfitrião do presidente da CVP na sua visita ao distrito de Bragança.

Convém referir que, durante 13 anos, António Saraiva foi líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), tendo sido indigitado pelo Governo para presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, na sequência de proposta do próprio Conselho Supremo da Instituição a que, agora, preside, tendo assumido o mandato a 23 de maio do ano transato.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.