A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, a Alheira de Mirandela, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, e a Posta à Mirandesa foram consideradas pelos portugueses como “extraordinárias”. As Terras de Trás-os-Montes arrecadaram quatro galardões na segunda edição do “Cinco Estrelas Regiões”.
Na primeira edição do Prémio, o território obteve um galardão com a Alheira de Mirandela a ser reconhecida como um produto cinco estrelas pelos portugueses. À renovação deste título, na categoria de produtos tradicionais Portugueses, juntam-se, este ano, mais três ícones regionais. A Albufeira do Azibo foi distinguida na Categoria de Reservas, Paisagens e Barragens, enquanto o Museu do Abade de Baçal foi eleito na categoria de Museus. Já a Posta à Mirandesa venceu na categoria Cozinha tradicional.
Os vencedores foram revelados no dia 17 de maio, durante uma Gala que decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu. “Esta distinção é extremamente importante, já que vem valorizar a oferta existente na região, bem como contribuir para o seu reconhecimento em termos turísticos”, afirmou o presidente do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, após a cerimónia em que recebeu o galardão em nome do território que representa. Artur Nunes fez questão de sublinhar, ainda, que este prémio é “o reconhecimento da excelência de produtos e locais da região, assumindo-se como um incentivo para o trabalho que está a ser desenvolvido pela CIM das Terras de Trás-os-Montes, nomeadamente, no que diz respeito à criação e implantação da marca territorial Terras de Trás-os-Montes”. Nas palavras do representante da região transmontana, que é, também, autarca de Miranda do Douro, “Terras de Trás-os-Montes é uma marca que se pretende agregadora dos produtos e serviços do território, afirmando-se como um dos pilares para a valorização e promoção interna e externa da região”.
“Este prémio vem contribuir para dar visibilidade este trabalho e confirmar que as Terras de Trás-os-Montes já são reconhecidas, pelo público, como um território representativo do que de melhor existe em Portugal”, destacou Artur Nunes, consciente que este tipo de prémios são um passo na direção certa.
Recorde-se que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, através de um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o que de melhor existe em cada uma das 20 regiões nacionais no que toca a recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional. Tal exercício é efetuado através de uma votação nacional, que este ano envolveu mais de 222 mil indivíduos. Os portugueses identificaram, para cada um dos distritos, o que consideram “extraordinário” a vários níveis.
Presidente da CIM-TTM, Artur Nunes, e vereadora da autarquia mirandelense, Vera Preto, no momento em que recebem o galardão