O posto da GNR de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, é o último a ser contemplado, com obras previstas para dentro de um ano, no âmbito do plano nacional de requalificação das forças de segurança.
O Ministério da Administração Interna (MAI) divulgou que foi assinado o protocolo que permite iniciar o processo de remodelação das instalações onde funciona o posto territorial da GNR.
“Este contrato é assim o último dos já assinados - e alguns concretizados - no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança” para executar entre 2017 e 2021, como refere, em comunicado o MAI.
Segundo o ministério, as obras deverão “iniciar-se em julho de 2021 com um prazo de conclusão de seis meses” e um investimento superior a 625 mil euros.
O protocolo celebrado determina que o município de Carrazeda de Ansiães “assume a responsabilidade por elaborar o projeto de execução da obra e lançar a respetiva empreitada”.
Já o Ministério da Administração Interna “vincula-se a reembolsar a autarquia das despesas previstas, a fiscalizar e coordenar a segurança da obra”.
De acordo com o MAI, o imóvel público onde está instalado o posto da GNR de Carrazeda de Ansiães, “apresenta deficiências ao nível da cobertura, das fachadas e das redes de água e esgotos, além de não ter sistema de deteção de incêndios”.
O programa nacional para infraestruturas e equipamentos das forças de segurança disponibiliza um ”total de 454,6 milhões de euros para modernizar ou construir infraestruturas e, também viaturas, armamento, equipamentos de apoio à atividade operacional e Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação”.
O programa concretiza-se com parcerias entre o Governo, as autarquias e as forças e serviços de segurança.