É já este sábado, dia 7 de setembro, que “o gosto por eternizar o que de mais belo tem o concelho” regressa a Alfândega da Fé. Aliás, esta é já uma prática recorrente do Centro de Interpretação do Território (CIT) que, nos últimos anos, tem promovido atividades que envolvem os amantes da fotografia e todos aqueles que gostam de divulgar o território.
Assim e contando já com o I Concurso de Fotografia em 2016 e com a I Maratona Fotográfica em 2017, este ano, o CIT Sambade/ Alfândega da Fé decidiu lançar a segunda edição da Maratona Fotográfica, mas com uma temática diferente. “Portas” e “janelas” darão o enquadramento a este concurso que, posteriormente, resultará numa exposição intitulada “Porque te (im) portas... e janelas?!” que ficará patente na sala de exposições do CIT.
“As portas e as janelas vão abrir-se e pretende-se que através delas se dê a conhecer mais uma vez o concelho de Alfândega da Fé, seja nos seus edifícios, nas suas paisagens, na sua cultura ou nas suas gentes. Num concelho como este, rico em diversidade geográfica, também a variedade de património arquitetónico, umas vezes arcaico, outras vezes contemporâneo, com adornos nobres e simples, com cores vibrantes ou simplesmente unicolor, com arquiteturas grandiosas, e outras pequenas e humildes, não será difícil obter os melhores cenários fotográficos”, refere o município alfandeguense, em comunicado enviado à redação da Kapital do NordestE.
De salientar, ainda, que a II Maratona Fotográfica CIT 2019 é uma iniciativa de caráter social e cultural, que pretende envolver toda a população e a comunidade no geral, bem como atrair visitantes que partilhem da paixão pela fotografia.
Em última instância, trata-se de “abrir” ao mundo as portas das mais icónicas paisagens urbanísticas do concelho de Alfândega da Fé, imortalizando-as no tempo através das objetivas dos entusiastas, dos fotógrafos amadores ou profissionais que, já este sábado, irão marcar presença em pleno coração do Nordeste Transmontano.