PUB.

Politécnico de Bragança promove saúde mental através do projeto D.R.E.A.M.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) decidiu assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado ontem, a 10 de outubro, promovendo a “Saúde Mental Positiva no Ensino Superior” através do projeto D.R.E.A.M, “Design-thinking para alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental”.

Selecionado no concurso lançado pelo próprio IPB no âmbito do Plano Estratégico 2022-2026 - Cocriar um Futuro Sustentável, este projeto de inovação, que inclui uma plataforma web e uma app móvel, permite aos seus utilizadores fazer uma autoavaliação e automonitorização da sua saúde mental, aceder a ferramentas de regulação emocional e, simultaneamente, a estratégias para adoção de estilos de vida saudáveis.

Esta iniciativa reveste-se de vital importância, sobretudo, para os estudantes nos dias de hoje, já que a transição para o ensino superior pode ser um período desafiador na vida de muitos jovens. Fatores como a pressão dos seus pares, a transição e adaptação, o isolamento social, a pressão financeira, a saúde física, o acesso a serviços de saúde mental e o estigma associado podem afetar a sua mente, de forma negativa, durante todo o seu percurso académico.

 

"Sem Saúde Mental não há Saúde!"

 

Nesse sentido, o projeto D.R.E.A.M. articula-se em 3 eixos: alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental, tendo como principais objetivos “ajudar os estudantes a lidar com questões psicossociais como o isolamento, dificuldades de adaptação ao Ensino Superior, ansiedade, ataques de pânico, burnout e depressão, treinando estratégias adaptativas e de resiliência, através das quais os estudantes sintam capacidade para gerir os seus sintomas associados a problemas de saúde mental e promover a consciencialização para a necessidade de recurso aos serviços de saúde e a profissionais da área sempre que se verifiquem situações de maior gravidade dos sintomas reportados”, revela o IPB, sublinhando que a “saúde mental dos estudantes de ensino superior é uma preocupação crescente em todo o mundo”.

Responsável pelo projeto, que tem como parceiros Beten, MindSerena e Altamentis, está uma equipa multidisciplinar composta pelas psicólogas clínicas e da saúde Ana Galvão (IPB) e Cristina Quadros (MindSerena), pelos docentes Marco Pinheiro (ISCTE) e Clara Vaz (IPB), pela funcionária Clarisse Pais (IPB), pelos estudantes Beatriz Cunha (Enfermagem) e Rui Miguel Pinheiro Melo (Engenharia Industrial).

ipb

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.