No fim de semana de 2 e 3 de março, o Grupo Montes de Clássicos levou a cabo o Passeio "Amendoeiras em Flor - Nacional 221”.
Trajados a preceito, os cerca de 20 automóveis foram decorados com imagens das famosas flores, em homenagem ao espetáculo natural que antecipa a primavera e o despontar das apreciadas amêndoas e que, todos os anos, atrai milhares de pessoas que se deslocam de todo o mundo para admirar as paisagens transmontanas de cortar a respiração pintadas por flores que representam o despertar e a esperança.
O início oficial desta “Road Trip”, de acordo com a organização, aconteceu em Miranda do Douro, onde o município transfronteiriço recebeu os “mais de 40 participantes” no Miradouro do Penedo Amarelo.
Sob uma chuva constante durante grande parte do primeiro dia, o Grupo de Amigos dos Clássicos da Região de Trás os Montes e Alto Douro visitaram Mogadouro e Lagoaça, tendo almoçado depois em Carviçais.
Já durante a tarde, os participantes percorreram diferentes localidades ao longo da Nacional 221, visitando monumentos considerados emblemáticos e a histórica aldeia de Castelo Rodrigo.
À chegada à Guarda, o grupo de amigos que, em comum, tem a paixão por carros antigos foi recebido pelo Clube Escape Livre, havendo uma troca de lembranças e agradecimentos.
No dia seguinte, a 3 de março, os participantes visitaram a zona histórica da cidade logo pela manhã e foram recebidos, junto à Sé, pelo chefe de Gabinete do Município da Guarda e pelo presidente dos bombeiros da sede de distrito.
No percurso de regresso, os viajantes almoçaram na Quinta Santo António do Rio em Celorico da Beira e ao longo da Nacional 16 puderam, ainda, visitar a Feira do Fumeiro de Trancoso, a Necrópole de Moreira de Rei e a célebre Aldeia de Marialva, onde o grupo de amigos realizou uma pequena caça ao tesouro.
Já pelo final do Passeio "Amendoeiras em Flor - Nacional 221”, o Grupo Montes de Clássicos concretizou um jantar comunitário, em jeito de “piquenique tradicional” na sede da Associação Amigos da Foz do Sabor “com muita animação e companheirismo”, garantem os participantes.
“De salientar a magnífica receção e Porto de Honra em Pinhel e em Trancoso, onde o vinho beirão e os produtos locais apadrinharam todos os presentes”, fez questão de referir a organização, que aproveitou para agradecer aos diversos representantes dos municípios que receberam o Grupo Montes de Clássicos ao longo do percurso como Miranda do Douro, Freixo de Espada a Cinta, Pinhel, Guarda e Trancoso.
De salientar, ainda, que este passeio contou com a colaboração do Clube de Clássicos de Vila Flor e do Clube de Clássicos de Macedo de Cavaleiros.