Terminou, ontem, dia 8 de janeiro, a edição “mais participada de sempre” de “Bragança: Terra Natal e de Sonhos”, por onde passaram mais de 110.000 pessoas de 1 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023.
Segundo dados avançados pela autarquia brigantina, o Posto de Turismo registou, durante o mês de dezembro, mais de mil atendimentos, dos quais 73 por cento (%) foram oriundos de Espanha, o que representa um crescimento de mais de 10%, face ao período homólogo de pré-pandemia, em 2019.
A afluência de turistas, muito dos quais espanhóis e nacionais, nomeadamente da Área Metropolitana do Porto, Braga, Guimarães e Aveiro, ajudou a dinamizar o turismo e a economia da região. Só pela atração principal, a pista de gelo, passaram, no total, 30.527 patinadores, ou seja, mais 6.006 do que o anterior melhor ano, 2019, o que representa um aumento de cerca de 24,5%. “Em média, diariamente, 783 pessoas visitaram Bragança para deslizar na famosa Pista e ‘funtrack’”, revela o município.
Já o alojamento, especialmente as unidades de turismo rural, bem como o comércio e a restauração do centro urbano, registaram, também, um aumento considerável na procura, contribuindo para a importante dinamização económica destes setores.