O festival aéreo, que é já uma referência, não só em Portugal como, também, na vizinha Espanha, gera um impacto económico superior a 1,3 milhões de euros, de acordo com a entidade promotora, o Aero Clube de Bragança (ACB). Nuno Fernandes, o seu presidente, na conferência de imprensa de apresentação do Careto AirShow, que decorreu ontem, dia 22, no Município de Bragança, principal parceiro do evento, divulgou que o programa desta edição de 2025 cresceu e é mais diversificado do que em anos anteriores, quer no ar, quer em terra.
Entre espetáculos de acrobacia aérea, os Saltos dos Paraquedistas Caretos, o imponente Antonov2, aeromodelos, paramotores, autogiros e balão de ar quente, são muitos os atractivos que todos os anos atraem milhares de pessoas ao aeródromo de Bragança. E isto só nos céus!
Já em terra, o programa não fica nada atrás. Logo a 20 de junho, após a chegada dos aviões, haverá uma “grande noite” de arraial, da responsabilidade do grupo Império Show. No dia seguinte, a 21, considerado o ponto alto do festival, a Academia JDC realiza o BootCamp Careto, o Nordeste Automóvel Clube promove o passeio de carros clássicos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil organiza um fórum de segurança para todos os pilotos presentes, o ACB assegura que irá plantar árvores na zona do Aeródromo Municipal com a possibilidade de apadrinhamento por parte de escolas ou instituições, e “muito mais”, garante a organização que, à noite, traz, de novo, a Festa dos anos 80 “Oitentamente”.
Já o último dia do festival, a 22, será dedicado aos voos solidários como, de resto, tem sido apanágio do ACB. Para além de possibilitar, de forma gratuita, que pessoas em situação de vulnerabilidade possam experienciar o sentimento único que é cruzar os céus, permite ao público, em geral, realizar voos solidários com o intuito, este ano, de beneficiar a Associação dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT).
São esperadas cerca de 130 aeronaves que, entre pilotos e tripulantes, que representam, aproximadamente, 400 pessoas, sendo que existe um grupo de pilotos acrobatas que, todos os anos, faz questão de regressar. Um deles é Ramon Alonso, Campeão do Mundo e Campeão da Europa. Já os Patrulha Fantasma, duas aeronaves completamente distintas, são, também, presença assídua. A sua atuação consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas com alguma acrobacia à mistura, mas é, sobretudo, um voo de exibição de aviões experimentais.
O espetáculo acrobático com as piruetas, loops, voos invertidos e os voos rasos de costume, contará, ainda, com Luís Garção, Pedro Cunha Pereira, José Luís Lickfold, Hélder Guerreiro e, em estreia absoluta, na cidade de Bragança, o jovem Jorge Loureiro, o único piloto português de acrobacia aérea em competição internacional, recentemente, proclamado campeão do Open de Espanha de acrobacia aérea avançada.
E por falar em regressos já habituais, o padrinho do Careto AirShow não poderia faltar. João Paulo Rodrigues, conhecido humorista e apresentador de televisão, que também é piloto, irá marcar presença com Piper Cub, uma aeronave vintage e com ela realizar voos solidários.
E porque se espera que, nesta edição de 2025, a afluência do público seja, ainda, maior, a Câmara Municipal de Bragança, presidida por Paulo Xavier, disponibilizará autocarros que, gratuitamente, farão o transporte entre o centro da cidade e o Aeródromo Municipal, em ambos os sentidos.
Convém não esquecer as tasquinhas e restaurantes que garantem saciar a fome e a sede dos muitos entusiastas da aviação presentes durantes os três dias do Careto AirShow no aeródromo da cidade capital de distrito.
PARA QUEM QUISER RECORDAR A ENTREVISTA, DE 2024, A NUNO FERNANDES, JOÃO PAULO RODRIGUES E EDUARDO MADEIRA