Nova Estação Meteorológica Automática no Aeródromo de Bragança já no início do verão

O Aeródromo Municipal de Bragança irá “receber” uma Estação Meteorológica Automática (EMA), “a partir do início do verão”.

De acordo com o executivo, este upgrade fará com que o aeródromo brigantino seja “um dos poucos”, a nível nacional, a dispor “de vários sensores meteorológicos em locais diferenciados”. 

Esta inovação representa diversas vantagens para a aviação, já que permitirá, por exemplo, assegurar informações rigorosas sobre as condições da pista no momento de aterragem ou descolagem”, sustenta o município, em comunicado enviado à redação.

A instalação da Estação Meteorológica Automática no Aeródromo Municipal de Bragança resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), totalizando um investimento na ordem dos 100 mil euros, a suportar por ambas as entidades.

A disponibilização da EMA pretende, segundo a autarquia, “complementar” os equipamentos já existentes no aeródromo, instalados no topo da pista, agregando os dados obtidos através destes sensores à informação conseguida a partir da nova Estação Meteorológica Automática.

De salientar, ainda, que o Município de Bragança irá suportar a ligação em fibra ótica e a aplicação informática específica, entre outros trabalhos e intervenções, “de forma a assegurar as melhores condições para o serviço”, garante.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.