Teve lugar esta quarta-feira, dia 18 de setembro, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança (AHBVB).
Após doze anos, durante os quais Rui Correia assumiu a liderança da associação e após a queda da sua direção, é agora a vez de José Moreno assumir os destinos de toda a corporação.
No seu curto, mas conciso discurso de tomada de posse, o médico que, ao longo dos últimos 35 anos, desenvolveu uma intrínseca ligação aos bombeiros, elencou três palavras chave que orientarão este seu mandato. “Competência”, referindo-se a todos os elementos da atual direção, às suas diversas profissões e provas dadas, “transparência” na gestão da associação e “serenidade”, manifestando que a sua direção se pautará por uma postura de tranquilidade, postura essa que procurará sempre transmitir aos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB), de forma a que estes possam fazer o melhor trabalho possível perante a comunidade.
Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança decidiu destacar a “enorme importância” que os BVB “assumem para todo o concelho com uma missão igual à do Município: o bem comum”. No discurso proferido por Hernâni Dias, durante a cerimónia, ficou bem patente como o próprio fez questão de frisar que “a autarquia manter-se-á sempre disposta e disponível a colaborar com os bombeiros”.
Quanto às eleições e à vitória de José Moreno, o edil brigantino sublinhou que “este é um importante passo dado em relação à estabilidade dos Bombeiros, que tanto fazem em prol de toda a comunidade”.
De salientar, ainda, que na tomada de posse, para além de toda a equipa do novo presidente da direção da AHBVB, estiveram presentes muitas das individualidades concelhias, entre as quais, os comandantes da PSP, GNR, Bombeiros e Comando Distrital de Operações de Socorro, o presidente da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, o presidente do Politécnico de Bragança, entre várias outras.
DIREÇÃO DA AHBVB
Presidente - José Alberto Moutinho Moreno (Médico)
Vice-Presidente - Luís Alexandre Rodrigues Gonçalves (Técnico Tributário)
Tesoureiro - Luís Henrique Esteves Braz (Gerente Bancário)
1.º Secretário - Francisco Alberto da Silva Fernandes (Bancário)
2.º Secretário - Ana Isabel Mariano da Costa Carvalho (Diretora da ZASNET)
Vogal - Rui Manuel Fernandes (Contabilista)
Vogal - Manuel João Simão Braz (Notário)
Vogal - Luís Manuel Afonso Gonçalves (Empresário)
Suplente - Elisabete Mafalda Pires Macias Gonçalves (Enfermeira)
Suplente - Jorge dos Santos Moreira (Empresário)