















Associação de Futebol de Bragança celebra as suas 90 primaveras
Foi a 3 de julho que, com toda a pompa e circunstância, a Associação de Futebol de Bragança (AFB) celebrou o seu 90º aniversário.
Para além do presidente da AFB, António Ramos, a cerimónia contou com a presença de várias individualidades da cidade, entre as quais o edil brigantino Hernâni Dias o secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues, entre outras.
No entanto, o convidado de honra foi uma das figuras de maior relevo do futebol nacional, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que começou por felicitar a AFB por ocasião do seu aniversário, elogiando o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do desporto rei no interior norte do país, onde "as condições estão longe de ser as ideais".
Fernando Gomes fez questão de salientar, ainda, que “o apoio do Governo para a prática desportiva a nível regional é insuficiente. Aí, o papel fundamental tem sido e é, de facto, das autarquias, como é o caso do Município de Bragança. É com elas que a FPF melhor tem trabalhado e, assim, obtido bons resultados para o desenvolvimento do desporto a nível regional”.
Aos comandos da AFB, António Ramos manifestou que quer continuar à frente daquele organismo. A notícia foi avançada pelo próprio à margem das comemorações do 90º aniversário da instituição a que preside, “Em princípio sim, vou recandidatar-me, mas a vida dá muitas voltas”, avançou António Ramos, presidente da AFB desde 2013, acrescentando que “gostava que os associados me deixassem cumprir, pelo menos, mais um mandato para poder cumprir alguns desejos”.
Questionado, ainda, sobre os objetivos que lhe faltam concretizar, o responsável referiu que “gostava de dotar a instituição com mais valências e isso será possível, a curto prazo, com a mudança para a nova sede, cujas obras devem estar concluídas até ao final do ano. Além disso, esperamos, em breve, ter uma academia para as diversas atividades da associação".
Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança, após felicitar também ele a AFB, asseverou que "o Município estará aqui para apoiar, não apenas a associação, mas também os clubes e as pessoas”, sobretudo, "neste momento difícil", disse, referindo-se à pandemia e às dificuldades que a mesma tem colocado à prática desportiva.
No seu discurso, Hernâni Dias, evidenciou que “90 anos de história levam tempo a escrever e, durante esse tempo, houve muita gente que contribuiu para a longevidade da Associação de Futebol de Bragança que merece uma palavra de agradecimento e apreço pelo trabalho desenvolvido”. O autarca da capital de distrito reiterou, ainda, a disponibilidade para apoiar "logística e financeiramente” a associação, de quem é já "parceiro indispensável", recordando, “a título de exemplo", a cedência "de um novo espaço à AFB para que sirva como sede”.