Arte de Graça Morais voa com o Aeroclube de Bragança
A arte de Graça Morais já voa com o Aeroclube de Bragança com dois dos quadros da consagrada pintora transmontana usados para personalizar uma nova aeronave, que substituiu, assim, a acidentada há um ano com a morte de dois associados que terão, também, o seu nome inscrito no novo aparelho.
“Arte no ar” é como lhe chama o presidente do Aeroclube de Bragança, Nuno Fernandes, para quem “é uma honra e um prestígio muito grande ter o nome de uma das maiores artistas contemporâneas, reconhecida internacionalmente” no novo avião.
Graça Morais aceitou o desafio lançado por uma associado do aeroclube e participou na escolha das obras selecionadas, uma das quais o quadro com o título “Maria”, que retrata a figura da mulher transmontana, e a outra a figura do “Anjo” pertencente à série “Sines” da obra da pintora.
Num primeiro momento, a nova aeronave foi apresentada à Comunicação Social, tendo sido, depois, apresentada ao público, num segundo momento, em que foi batizada com champanhe pela própria pintora transmontana numa cerimónia presidida por D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, e que contou com várias individualidades da cidade capital de distrito.